RESEÑA DEL DOCUMENTAL "COMING OUT COLTON" (2021):

PERSPECTIVAS SOBRE GÉNERO, MASCULINIDADES Y DEPORTES

Autores/as

Resumen

Lanzada en 2021, Coming Out Colton es una serie documental de Netflix que sigue el viaje de Colton Underwood al declararse gay, brindando una importante visibilidad a la comunidad LGBTI+. La serie explora cómo Underwood, un exatleta de un entorno tradicionalmente masculino, enfrenta las expectativas sociales, especialmente en torno a la heterosexualidad en los deportes. Al compartir su historia, desafía los estereotipos sobre la masculinidad, promoviendo empatía y comprensión hacia las luchas de los hombres gays. El documental sirve como herramienta educativa, ofreciendo apoyo a quienes enfrentan cuestiones de identidad y aceptación. En última instancia, la serie subraya la importancia de vivir con autenticidad, resaltando el valor de la libertad, la felicidad y la representación de comunidades marginadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado em Educação Física na EEFD/UFRJ (2022-2023) e em Estudos do Lazer pelo PPGIEL/UFMG (2023-2024). Vice coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da EEFD/UFRJ, vice líder do GECOS - Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Associado e membro do Comitê Científico do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Interesse e afinidade estão voltados para as seguintes áreas: corpo, relações de gênero, sexualidades, esporte e sociedade.

Victoria Sanches Cunha Leite de Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuí graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possuí graduação em Marketing Digital pela Faculdade UNNINTER.Atualmente é coreografa responsável pela VS Coreografias, Profissional de Educação Física na Fundação Oswaldo Cruz, atuando com a área de saúde do trabalhador. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Atividades Rítmicas e Expressivas, Lei de Incentivo ao Esporte, Relações de Gênero e Dança de Salão.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ (1997), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela UCB- RJ (2002), doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ (2015), bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2024/2027) e treinador nível 4 da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV, 2024). Atualmente é professor Associado I da EEFD/UFRJ, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), lecionando disciplinas relativas aos "Fundamentos do Voleibol", aos "Estudos de Gênero" e aos de "Pesquisa qualitativa". Coordena os cursos de Especialização em Desportos de Campo e de Quadra e de Especialização em Futebol. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física na Educação básica; Relações, Representações e Identidades de gênero; Sexualidade; Metodologia da Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo, de Discurso e de Imagens e; Metodologia do ensino e da aprendizagem do e no voleibol. É líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq, em que desenvolve estudos sobre 2 linhas: 1- Aspectos migratórios, evolutivos, metodológicos e pedagógicos aplicados ao Esporte e; 2- Gênero, sexualidades e Estudos queer na Educação Física e no Esporte.

Descargas

Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Resenhas