LAS DERECHAS EN ARGENTINA, BRASIL Y CHILE (1945-1959): UNA PROPUESTA COMPARATIVA
Abstract
Este artigo procura fazer uma comparação entre partidos direitistas daArgentina, Brasil e Chile entre o final da segunda guerra mundial e a revoluçãocubana. São analisadas as posições ideológicas dos partidos e as suas negações(anticomunismo e antipopulismo). A principal hipótese é que a direita liberal tentouassimilar o populismo ao fascismo no pós-guerra imediato, mas posteriormente noChile e no Brasil essa preocupação tomou a linha da guerra fria. No caso daArgentina, o antipopulismo (antiperonismo) monopolizou o imaginário e os medos dadireita liberal durante muito tempo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).