LAS DERECHAS EN ARGENTINA, BRASIL Y CHILE (1945-1959): UNA PROPUESTA COMPARATIVA
Resumen
Este artigo procura fazer uma comparação entre partidos direitistas daArgentina, Brasil e Chile entre o final da segunda guerra mundial e a revoluçãocubana. São analisadas as posições ideológicas dos partidos e as suas negações(anticomunismo e antipopulismo). A principal hipótese é que a direita liberal tentouassimilar o populismo ao fascismo no pós-guerra imediato, mas posteriormente noChile e no Brasil essa preocupação tomou a linha da guerra fria. No caso daArgentina, o antipopulismo (antiperonismo) monopolizou o imaginário e os medos dadireita liberal durante muito tempo.Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).