ESTUDO COMPARATIVO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE ENTRE OS FERROVIÁRIOS GAÚCHOS E PAULISTAS
Resumen
O presente artigo analisa o ensino profissionalizante organizado para os ferroviários do estadode São Paulo e do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1920 e 1940. O método empregado na análise foi o comparativo, tomando por fonte obras historiográficas e daFilosofia da Educação, assim como documentos da Cooperativa de Ferroviários do RioGrande do Sul. Os resultados apontam para uma aproximação entre os projetos pedagógicosdas escolas paulistas e a sul-rio-grandense, em relação à necessidade de modernizar o ensinoem bases científicas; disciplinar corpos e mentes para o trabalho e para a plena inserção nasociedade capitalista industrial e assistir à família dos ferroviários com oportunidade deeducação formal. Entretanto, a escola localizada em Santa Maria distingui-se das paulistas porter um ensino nitidamente confessional, assistencial, moralizante e endógeno em relação aosferroviários.Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).