MITO E HISTÓRIA NO CAMPO DE BATALHA: APROPRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO PASSADO PELO MEDIEVO E COMO HISTÓRIA NACIONAL / MYTH AND HISTORY IN THE BATTLEFIELD: APROPRIATION AND INTERPRETATION OF THE PASTY BY THE MEDIEVAL PERIOD AND AS NATIONAL HISTORY
Resumen
Neste artigo iremos abordar a importância do passado para os ideais e anseios da sociedade que o interpreta e como ela o altera de maneira a adequá-lo aos propósitos de sua época. Para esta tarefa, utilizaremos o poema A Batalha de Maldon que relata a batalha ocorrida na Inglaterra no ano de 991 d.C. entre anglo-saxões e vikings. Analisaremos de que maneira o poema poderia ser compreendido pelo público medieval, destacando seu aspecto heroico e moralizante dentro dos ideais sócio-políticos da sociedade anglo-saxônica. Enquanto no século XIX a mesma obra será apropriada pelo ideal nacionalista oitocentista, através do ideal heroico cavalheiresco de sacrifico pessoal em nome da pátria.
Descargas
Publicado
2014-12-28
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).