RAÍZES E DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA CPLP / FOOD SAFETY AND NUTRITION ROOTS AND CHALLENGES IN THE COMUNITY OF PORTUGUESE SPEAKING COUNTRIES
Resumen
Em termos absolutos a CPLP -- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conta com mais 20 milhões de desnutridos. Esta situação tem algumas causas estruturais historicamente conformadas. Sugere-se, neste artigo, que o escravismo luso-brasileiro se consolidou, também, pela manutenção da fome crônica nos países africanos durante vários séculos, contribuindo não apenas para a cristalização de estruturas sociais e relações de poder específicas mas também para a maior debilidade dos seus sistemas de produção de alimentos baseados na agricultura familiar. Estes aspetos são, atualmente, alguns dos desafios para a possível implementação em alguns países, nomeadamente em Angola e São Tomé e Príncipe, dos princípios de acordo político contidos na Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).