BELO HORIZONTE EM TRÊS TEMPOS: PROJETOS EM PERSPECTIVA COMPARADA
Abstract
Três histórias, três geografias, três mutações. Um único modelo? A história como uma míticareproduz novos modelos de cidade aparentemente seduzidos pelo “modernismo”. Afinal, aracionalidade e os desideratos de uma nova urbe, assim anunciavam e ansiavam pelos ideaisdo progresso e da ordem quando da fundação de Belo Horizonte. Mas faltavam linguagensarquiteturais e mais objetos eminentemente modernos. E cinqüenta anos depois JK osevidencia nos seus projetos para a Pampulha, semente e ensaio de Brasília. E agora, outrogovernante e outra mutação. Ainda moderna? O político é outro, os tempos também, mas oarquiteto e sua expressão ainda são forte emblema. O artigo reflete sobre as mutações urbanasem Belo Horizonte buscando elos históricos para refletir sobre a cidade moderna econtemporânea, num momento em que estas transformações da cidade apresentam fortesassociações com a ação política. Correndo o risco de uma leitura anacrônica, a análisedemonstra como estas mudanças alteram os significados da experiência urbana, conduzindopara uma produção ampliada do esquecimento.##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).