A experiência de acompanhamento de bebês em escolas de educação infantil através da Metodologia IRDI

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DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i3p.172-188

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa-intervenção, sustentada na psicanálise, em berçá- rios de escolas de educação infantil. Utilizou-se a Metodologia IRDI como dispositivo de leitura da constituição psíquica do bebê e da relação educadora-bebê. Sobre a constituição psíquica dos bebês, foi possível intervir a tempo com aqueles que apre- sentavam sinais iniciais de sofrimento psíquico. Quanto às educadoras, ao final do acompanhamento, elas demonstraram estar questionando-se mais quanto ao seu trabalho e mais conectadas com as necessidades afetivas dos bebês. As coordenações/direções das escolas puderam repensar algumas rotinas a partir das necessi- dades que os bebês apresentavam. Foi possível pensar nos recursos da Metodologia IRDI como dispositivo de acompanhamento dos bebês em berçário e de cuidado de quem cuida, como suporte às educadoras.

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Publicado

2022-09-13

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Seção

Artigos de Pesquisa Original