Freud e a arte: uma postura estética
DOI:
https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19651Abstract
O artigo desenvolve a hipótese de que haveria no discurso freudiano sobre a criatividade artística a presença de uma postura estética subentendida no próprio encontro de Freud com as obras de arte de seu tempo. O argumento expõe alguns dados históricos sobre o panorama artístico da época; algumas referências do arquivo epistolar do autor; e um recorte da metapsicologia. Sugerimos que o trilho da estética possibilitou a emergência do emblemático texto O estranho, em 1919, que antecede a formalização da segunda tópica. O artigo consiste numa adaptação da primeira parte de uma tese que versa sobre o aspecto estranho e regressivo da criação artística – inscrito, portanto, numa dimensão além do princípio do prazer – de modo que o discurso que articula a arte ao sonho, o devaneio e a brincadeira é aqui apresentado como base, portanto, de uma estranheza esteticamente marcada na obra freudiana.
References
Aubourg, F. (2002). Freud et l’art contemporain: de Dali à Nebreda. Figures de la Psychanalyse, 2(7), 93-122. https://doi.org/10.3917/fp.007.0093
Birman, J. (2019). Cartografias do avesso: escrita, ficção e estéticas de subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Bloom, H. (1992). Poesia e repressão: o revisionismo de Blake a Stevens (C. Maia, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1930).
Bracco, M. O. K. (2011) Freud e o prêmio Goethe. Jornal de Psicanalise, 44(81), 253-258.
Britton, R. (1999). Realidad e irrealidadeem la fantasia y la ficción. In E. S. Person, P. Fonagy, & S. A. Figueira, En torno a Freud: el poeta y los sueños diurnos (R. Vargas, Trad.). Madrid: Biblioteca Nueva.
Foucault, M. (2009). Estética: literatura e pintura, música e cinema (2a ed., M. B. Mota, Org., I. A. D. Barbosa, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Originalmente publicado em 1994).
Freud, S. (1974). Correspondencia Freud-Zweig (M. Miller, Trad.). Buenos Aires: Granica.
Freud, S. (1996). A interpretação dos sonhos (Obras Completas, Vol. 5). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1907).
Freud, S. (2006). Escritores criativos e devaneio (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1907).
Freud, S. (2006a). Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).
Freud, S. (2006b). Os chistes e sua relação com o inconsciente (Obras Completas, Vol. 8). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).
Freud, S. (2006). Personagens psicopáticos no palco (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1906).
Freud, S. (2006). Sonhos e delírios na Gradiva de Jensen (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1909).
Freud, S. (2010). O estranho (Obras Completas, Vol. 14, P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1919).
Freud, S. (2010). O mal-estar na civilização (Obras Completas, Vol. 18, P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1930).
Didi-Huberman, G. (2010). O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 1998).
Kon, N. M. (2014). Freud e seu duplo: reflexões entre psicanálise e arte (2a ed.). São Paulo: Universidade de São Paulo. (Originalmente publicado em 1996).
Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (1981). Vocabulaire de la psychanalyse (Bibliothèque de Psychanalyse dirigée par Jean Laplanche). Paris: Universitaires de France.
Loureiro, I. (2003) Sobre as várias noções de estética em Freud. Pulsional: Revista de Psicanálise, 16(175), 23-32.
Loureiro, I. (2005). Notas sobre a fruição estética a partir de sua experiência-limite: a síndrome de Stendhal. Psyche, 9(16), 97-114.
Mango, E. G., & Pontalis, J. B. (2013). Freud com os escritores (A. Telles, Trad.). São Paulo: Três Estrelas.
Meltzer, D. (1994). Apreensão do belo. São Paulo: Imago.
Pontalis, J. B., & M´Uzan, M. (1977). Écrire, psychanalyser, écrire: échange de vues. In J. B. Pontalis, & M. M´Uzan, Écrire la psychanalyse (Nouvelle Revue de Psychanalyse, n. 16). Paris: Gallimard.
Rancière, J. (2009). O inconsciente estético (M. Costa Netto, Trad.). São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 2001).
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the text implies immediate and without charge assignment for the rights of publication in Arquivos Brasileiros de Psicologia, which will have the exclusive right upon the first publication. Notwithstanding the above, the author retains the copyright to later publications. In case of republishing the paper in other media, it is recommended to mention the first publication in Arquivos Brasileiros de Psicologia.
Copyright for papers published in this journal are the authors', with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, the papers are free access for educational and non-commercial purposes.
Partial reproduction of other publications
Submitted manuscripts which contain extracts from other publications should comply with the specified limits to ensure originality of the submitted work. It is recommended to avoid reproducing figures, tables, charts or graphs extracted from other publications.
Manuscripts which contain reproduction of one or more figures, tables, charts or graphs extracted from other publications shall be forwarded to evaluation only if they are accompanied by written permission from the copyright holder of the original work for the specified reproduction in Arquivos Brasileiros de Psicologia. The permission should be addressed to the author of the submitted work. Under no circumstances Arquivos Brasileiros de Psicologia and the authors of the published papers in this Journal will transfer the rights thus obtained.