Freud e a arte: uma postura estética
DOI:
https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19651Resumen
O artigo desenvolve a hipótese de que haveria no discurso freudiano sobre a criatividade artística a presença de uma postura estética subentendida no próprio encontro de Freud com as obras de arte de seu tempo. O argumento expõe alguns dados históricos sobre o panorama artístico da época; algumas referências do arquivo epistolar do autor; e um recorte da metapsicologia. Sugerimos que o trilho da estética possibilitou a emergência do emblemático texto O estranho, em 1919, que antecede a formalização da segunda tópica. O artigo consiste numa adaptação da primeira parte de uma tese que versa sobre o aspecto estranho e regressivo da criação artística – inscrito, portanto, numa dimensão além do princípio do prazer – de modo que o discurso que articula a arte ao sonho, o devaneio e a brincadeira é aqui apresentado como base, portanto, de uma estranheza esteticamente marcada na obra freudiana.
Citas
Aubourg, F. (2002). Freud et l’art contemporain: de Dali à Nebreda. Figures de la Psychanalyse, 2(7), 93-122. https://doi.org/10.3917/fp.007.0093
Birman, J. (2019). Cartografias do avesso: escrita, ficção e estéticas de subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Bloom, H. (1992). Poesia e repressão: o revisionismo de Blake a Stevens (C. Maia, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1930).
Bracco, M. O. K. (2011) Freud e o prêmio Goethe. Jornal de Psicanalise, 44(81), 253-258.
Britton, R. (1999). Realidad e irrealidadeem la fantasia y la ficción. In E. S. Person, P. Fonagy, & S. A. Figueira, En torno a Freud: el poeta y los sueños diurnos (R. Vargas, Trad.). Madrid: Biblioteca Nueva.
Foucault, M. (2009). Estética: literatura e pintura, música e cinema (2a ed., M. B. Mota, Org., I. A. D. Barbosa, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Originalmente publicado em 1994).
Freud, S. (1974). Correspondencia Freud-Zweig (M. Miller, Trad.). Buenos Aires: Granica.
Freud, S. (1996). A interpretação dos sonhos (Obras Completas, Vol. 5). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1907).
Freud, S. (2006). Escritores criativos e devaneio (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1907).
Freud, S. (2006a). Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).
Freud, S. (2006b). Os chistes e sua relação com o inconsciente (Obras Completas, Vol. 8). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).
Freud, S. (2006). Personagens psicopáticos no palco (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1906).
Freud, S. (2006). Sonhos e delírios na Gradiva de Jensen (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1909).
Freud, S. (2010). O estranho (Obras Completas, Vol. 14, P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1919).
Freud, S. (2010). O mal-estar na civilização (Obras Completas, Vol. 18, P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1930).
Didi-Huberman, G. (2010). O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 1998).
Kon, N. M. (2014). Freud e seu duplo: reflexões entre psicanálise e arte (2a ed.). São Paulo: Universidade de São Paulo. (Originalmente publicado em 1996).
Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (1981). Vocabulaire de la psychanalyse (Bibliothèque de Psychanalyse dirigée par Jean Laplanche). Paris: Universitaires de France.
Loureiro, I. (2003) Sobre as várias noções de estética em Freud. Pulsional: Revista de Psicanálise, 16(175), 23-32.
Loureiro, I. (2005). Notas sobre a fruição estética a partir de sua experiência-limite: a síndrome de Stendhal. Psyche, 9(16), 97-114.
Mango, E. G., & Pontalis, J. B. (2013). Freud com os escritores (A. Telles, Trad.). São Paulo: Três Estrelas.
Meltzer, D. (1994). Apreensão do belo. São Paulo: Imago.
Pontalis, J. B., & M´Uzan, M. (1977). Écrire, psychanalyser, écrire: échange de vues. In J. B. Pontalis, & M. M´Uzan, Écrire la psychanalyse (Nouvelle Revue de Psychanalyse, n. 16). Paris: Gallimard.
Rancière, J. (2009). O inconsciente estético (M. Costa Netto, Trad.). São Paulo: 34. (Originalmente publicado em 2001).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los textos implica a cesión inmediata y sin encargos de los derechos de publicación en la Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, que tendrá la exclusividad de publicarlos por primera. El autor continuará, no obstante, a detener los derechos autorales para publicaciones posteriores. En el caso de nueva publicación de los artículos en otros vehículos, se recomienda la mención a la primera publicación en Arquivos Brasileros de Psicologia.
Derechos Autorales para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos a primera publicación en la revista. En virtud de parecer en esta revista de acceso público, los artículos son de acceso gratuito, en aplicaciones educacionales y no comerciales.
Reprodución parcial de otras publicaciones
Manuscritos sometidos que contengan partes de texto extraídas de otras publicaciones deberán obedecer a los límites especificados para garantizar originalidad del trabajo sometido. Se recomienda evitar la reproducción de figuras, tablas y dibujos extraídos de otras publicaciones.
El manuscrito que contener reproducción de una o más figuras, tablas y dibujos extraídos de otras publicaciones sólo será encaminada para análisis si acompañado de permiso escrita del detentor del derecho autoral del trabajo original para la reproducción especificada en Arquivos Brasileros de Psicologia. El permiso debe ser direccionado al autor del trabajo sometido. En ninguna circunstancia Arquivos Brasileros de Psicologia y los autores de los trabajos publicados en esta Revista harán un repaso de los derechos obtenidos.