Crenças parentais sobre a punição física na criação dos filhos

Authors

Abstract

This study aimed to understand the parenting beliefs that support the use of physical punishment by parents who have used it as child-rearing practice. The study included 32 parents of children between two and seven years old. A sociodemographic questionnaire and individual semi-structured interviews were conducted. The data were analyzed from the Grounded Theory and showed evidence of dysfunctional beliefs about child development, exercise of power over the child, conception that spanking is not violence and physical punishment as necessary for the development and learning of the child. It was concluded that despite scientific evidence on the harm of physical punishment for child development, coercive actions are still strengthened and supported by rooted social beliefs. It is necessary to implement parenting skills improvement programs based on positive parenting strategies.

Author Biographies

Aline Cardoso Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, com estágio sanduíche na University of Connecticut. É membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev/UFSCar), realizando pesquisas relacionadas à maternidade, adoção, institucionalização de crianças e práticas educativas parentais. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Laprev/UFSCar com Profa. Dra. Lúcia Cavalcante de Albuquerque Williams, sendo visiting researcher na University of Maryland (2017-2018). É membro do GT da ANPEPP "Tecnologia social e inovação: Intervenções psicológicas e práticas forenses contra violência". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização, adolescência, parentalidade e maternidade. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM.

Suane Pastoriza Faraj, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Santa Maria (2007) e é Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Possui Pós- Graduação lato sensu, na modalidade a distância, em Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos junto a FATEC Internacional (2008) e Pós-Graduação em Criança e Adolescente em Situação de Risco junto ao Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2011). Tem experiência na docência e na área da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade social, violência e rede de proteção. Atuou em políticas públicas da saúde e assistência social - proteção social especial de média e alta complexidade (CREAS e Acolhimento Institucional) e no Centro de Reabilitação física e intelectual. Atualmente é psicóloga na Entidade Palotina de Educação e Cultura.

Marcli Firpo Bittencourt, Universidade Franciscana

Marcli, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga todos os cursos cursados na URCAMP/Bagé/RS. Trabalhou como professora municipal em Dom Pedrito com aulas de Educação Infantil e Ballet. Atuou também como Professora de nível superior do curso de Pedagogia campus da URCAMP em Dom Pedrito durante cinco anos.Paralelamente atuou como Professora e Psicologa Organizacional no CETPAM, centro de estudos, treinamento, pesquisa, auditoria e marketing durante dois anos . Em Brasilia atuou como Assistente de Treinamento e Seleção junto ao CIEE, durante dois anos e seis meses, com atividades voltadas a seleção de estagiários e acompanhamento em escolas e empresas bem como palestras junto as mesmas.De volta ao Rio Grande do Sul atuou como Professora Substituta na UFSM durante dois anos e de seis meses no curso de Pedagogia, Departamento de Metodologia do Ensino, com a disciplina de Didática. Atualmente desde 2006 atua como Assistente Pedagógica nas Aldeias Infantis SOS, tendo como atividades seleção e orientação as Mães Sociais no Programa de Acolhimento Institucional e desde 2010 como Coordenadora Pedagógica e atuação na área de gestão da Escola de Educação infantil Hermann Gmeinner das Aldeias Infantis SOS.

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Universidade Franciscana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente do Curso de Psicologia, da Especialização em Psicopedagogia e do Mestrado em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Educacional/escolar e Pesquisa com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização de crianças e adolescentes, eventos estressores, sintomas depressivos e maternidade no ciclo vital.

Published

2024-06-20

Issue

Section

Articles