Crenças parentais sobre a punição física na criação dos filhos

Autores/as

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo comprender las creencias parentales que sostienen el uso del castigo físico por parte de los padres que lo usan como acción educativa. El estudio incluyó 32 padres de niños entre dos y siete años. Se realizó un cuestionario sociodemográfico y entrevistas semiestructuradas individuales. Los datos se analizaron a partir de la “Teoría Fundamentada em los Datos” y mostraron evidencia de creencias disfuncionales sobre el desarrollo de los niños, el ejercicio del poder sobre el hijo, la concepción de que las nalgadas no son violencia y el castigo físico como necesario para el desarrollo y el aprendizaje del niño. Se concluyó que a pesar de la evidencia científica sobre el daño del castigo físico para el desarrollo infantil, las acciones educativas coercitivas aún se fortalecen y se apoyan en creencias sociales arraigadas. Se hace necesario implementar programas de mejoramiento de habilidades parentales basados en estrategias positivas de crianza de los hijos.

Biografía del autor/a

Aline Cardoso Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, com estágio sanduíche na University of Connecticut. É membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev/UFSCar), realizando pesquisas relacionadas à maternidade, adoção, institucionalização de crianças e práticas educativas parentais. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Laprev/UFSCar com Profa. Dra. Lúcia Cavalcante de Albuquerque Williams, sendo visiting researcher na University of Maryland (2017-2018). É membro do GT da ANPEPP "Tecnologia social e inovação: Intervenções psicológicas e práticas forenses contra violência". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização, adolescência, parentalidade e maternidade. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM.

Suane Pastoriza Faraj, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Santa Maria (2007) e é Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Possui Pós- Graduação lato sensu, na modalidade a distância, em Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos junto a FATEC Internacional (2008) e Pós-Graduação em Criança e Adolescente em Situação de Risco junto ao Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2011). Tem experiência na docência e na área da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade social, violência e rede de proteção. Atuou em políticas públicas da saúde e assistência social - proteção social especial de média e alta complexidade (CREAS e Acolhimento Institucional) e no Centro de Reabilitação física e intelectual. Atualmente é psicóloga na Entidade Palotina de Educação e Cultura.

Marcli Firpo Bittencourt, Universidade Franciscana

Marcli, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga todos os cursos cursados na URCAMP/Bagé/RS. Trabalhou como professora municipal em Dom Pedrito com aulas de Educação Infantil e Ballet. Atuou também como Professora de nível superior do curso de Pedagogia campus da URCAMP em Dom Pedrito durante cinco anos.Paralelamente atuou como Professora e Psicologa Organizacional no CETPAM, centro de estudos, treinamento, pesquisa, auditoria e marketing durante dois anos . Em Brasilia atuou como Assistente de Treinamento e Seleção junto ao CIEE, durante dois anos e seis meses, com atividades voltadas a seleção de estagiários e acompanhamento em escolas e empresas bem como palestras junto as mesmas.De volta ao Rio Grande do Sul atuou como Professora Substituta na UFSM durante dois anos e de seis meses no curso de Pedagogia, Departamento de Metodologia do Ensino, com a disciplina de Didática. Atualmente desde 2006 atua como Assistente Pedagógica nas Aldeias Infantis SOS, tendo como atividades seleção e orientação as Mães Sociais no Programa de Acolhimento Institucional e desde 2010 como Coordenadora Pedagógica e atuação na área de gestão da Escola de Educação infantil Hermann Gmeinner das Aldeias Infantis SOS.

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Universidade Franciscana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente do Curso de Psicologia, da Especialização em Psicopedagogia e do Mestrado em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Educacional/escolar e Pesquisa com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização de crianças e adolescentes, eventos estressores, sintomas depressivos e maternidade no ciclo vital.

Publicado

2024-06-20

Número

Sección

Artículos