“Como está o clima?”: avaliação das relações no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.100-111

Palabras clave:

Aquiescência, Universidade, Clima Educacional, Relação Professoraluno, Satisfação

Resumen

A percepção do estudante em relação ao ambiente escolar influencia no nível de envolvimento e na satisfação com o aprendizado. Sendo importante compreender quais fatores são mais importantes para que o estudante se sinta confortável em seu ambiente de estudo. Esse artigo propõe um instrumento que avalia o clima educacional e investiga a relação com satisfação com o curso, satisfação com a instituição e autoavaliação de  desempenho. Participaram 663 universitários (M = 22,48 anos; DP = 5,45).  Uma análise fatorial exploratória com interceptos randômicos indicou uma estrutura de dois fatores, a saber, Relações com Professores (RP) e Ambiente institucional positivo (AIP). A associação com variáveis externas foi avaliada via pathanalyses, em que RP foi o melhor preditor de satisfação  com o curso e AIP melhor preditor de autoavaliação do desempenho. Espera-se, com este estudo, contribuir para a compreensão dos aspectos facilitadores do processo de aprendizagem.

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Publicado

2022-06-22

Número

Sección

Artículos