O canteiro de obras de Carlos Fajardo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n50.2

Palavras-chave:

Carlos Fajardo, Desenho, Grupo Rex, Escola Brasil, Instalação

Resumo

A entrevista com Carlos Fajardo aconteceu no dia 27 de outubro de 2025, online, com André Leal, Felipe Scovino, Fernanda Lopes, Patricia Corrêa e Tiago Mesquita como entrevistadores. O debate se deu em torno do início da trajetória artística de Fajardo, as aulas com Wesley Duke Lee, sua relação intrínseca com o desenho, a pintura e, claro, a instalação, e seu envolvimento com o Grupo Rex e a formação da Escola Brasil. Tendo a metáfora do canteiro de obras como mote, a entrevista enveredou por obras e exposições icônicas do artista que lidaram com conceitos como ruína, fresta, erotismo e o signo do espelho. Finalmente, foi debatida sua experiência como docente na formação de artistas e seu modo peculiar de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É arquiteto e urbanista pela FAUUSP e mestre e doutor em linguagens visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado com bolsa Faperj Nota 10. É editor da revista Arte & Ensaios desde dezembro de 2023.

Felipe Scovino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor de história da arte contemporânea no Departamento de História e Teoria da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutora pelo PPGAV da UFRJ. Foi curadora adjunta do MAM-Rio, do Centro Cultural São Paulo e da Sala Especial do Grupo Rex na 29a Bienal de São Paulo. Entre os livros publicados estão Éramos o time do rei – a experiência Rex (2006) e Área experimental: lugar, espaço e dimensão do experimental na arte brasileira dos anos 1970 (2012).

Patricia Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É mestre e doutora em história da arte pela PUC-Rio e professora associada do Departamento de História e Teoria da Arte da EBA/UFRJ, vinculada à graduação em história da arte e ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Integra o grupo de pesquisa Geopolíticas institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra (CNPq) desde 2021.

Tiago Mesquita, Universidade de São Paulo

É crítico de arte e professor de história, teoria e crítica de arte na Universidade de São Paulo. É autor dos livros Imagem útil, imagem inútil; Rodrigo Andrade: resistência da matéria; Paulo Monteiro: o interior da distância; Cassio Michalany: como anda a cor; e Luiz Zerbini: sábados, domingos e feriados. Como curador, organizou exposições como David Drew Zingg: imagem sobre imagem; Casa 7; José Bezerra: esculturas; Nosso norte é o sul; Robert Mapplethorpe: mais que um rosto; Diagonais; Antonio Manuel: corte circuito. 

Downloads

Publicado

11-05-2026