O peso do som
The weight of sound
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n48.4Resumen
Na articulação entre história, teoria e crítica da arte, este artigo analisa Eureka/Blindhotland (1970-1975), de Cildo Meireles, destacando o sonoro como imagem. Recorre-se a documentos e a entrevistas concedidas pelo artista para contextualizar o processo de criação da obra, propondo uma reflexão sobre a noção de instalação de arte em articulação com a noção de pano-de-roda. Como
método de investigação, a fenomenologia da percepção permite apresentar Eureka/Blindhotland a partir da perspectiva do sujeito e de seu corpo, propondo uma possibilidade de escuta em um registro da obra de Cildo Meireles.
Palavras-chave:
Eureka/Blindhotland. Cildo Meireles. Imagem sonora. Escuta. Corpo.
Abstract
Linking art history, theory, and criticism, this article analyzes Eureka/Blindhotland (1970-1975) by Cildo Meireles, highlighting sound as an image. It uses documents and interviews given by the artist to contextualize the work’s creation process, proposing a reflection on the notion of the art installation in conjunction with the idea of wheel-cloth [pano-de-roda]. As a research method, the phenomenology
of perception allows us to present Eureka/Blindhotland from the perspective of the subject and his body, proposing a possibility of listening in a register of Cildo Meireles’ work.
Keywords:
Eureka/Blindhotland. Cildo Meireles. Sound image. Listening. Body.
Caroline Alciones de Oliveira Leite é doutora em artes visuais (UFRJ), mestre em estudos contemporâneos das artes (UFF), bacharel e licenciada em letras português-inglês (UFRJ) e bacharel em produção cultural (UFF). Atualmente, integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj e realiza pós-doutorado no PPGCA-UFF. É representante da Anpap no Estado do Rio de Janeiro e representante titular do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da Anpap.
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