O peso do som

The weight of sound

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n48.4

Resumo

Na articulação entre história, teoria e crítica da arte, este artigo analisa Eureka/Blindhotland (1970-1975), de Cildo Meireles, destacando o sonoro como imagem. Recorre-se a documentos e a entrevistas concedidas pelo artista para contextualizar o processo de criação da obra, propondo uma reflexão sobre a noção de instalação de arte em articulação com a noção de pano-de-roda. Como
método de investigação, a fenomenologia da percepção permite apresentar Eureka/Blindhotland a partir da perspectiva do sujeito e de seu corpo, propondo uma possibilidade de escuta em um registro da obra de Cildo Meireles.

Palavras-chave:
Eureka/Blindhotland. Cildo Meireles. Imagem sonora. Escuta. Corpo.

Abstract
Linking art history, theory, and criticism, this article analyzes Eureka/Blindhotland (1970-1975) by Cildo Meireles, highlighting sound as an image. It uses documents and interviews given by the artist to contextualize the work’s creation process, proposing a reflection on the notion of the art installation in conjunction with the idea of wheel-cloth [pano-de-roda]. As a research method, the phenomenology
of perception allows us to present Eureka/Blindhotland from the perspective of the subject and his body, proposing a possibility of listening in a register of Cildo Meireles’ work.

Keywords:
Eureka/Blindhotland. Cildo Meireles. Sound image. Listening. Body.

Caroline Alciones de Oliveira Leite é doutora em artes visuais (UFRJ), mestre em estudos contemporâneos das artes (UFF), bacharel e licenciada em letras português-inglês (UFRJ) e bacharel em produção cultural (UFF). Atualmente, integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj e realiza pós-doutorado no PPGCA-UFF. É representante da Anpap no Estado do Rio de Janeiro e representante titular do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da Anpap.

 

Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em artes visuais (UFRJ), mestre em estudos contemporâneos das artes (UFF), bacharel e licenciada em letras português-inglês (UFRJ) e bacharel em produção cultural (UFF). Atualmente, integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj e realiza pós-doutorado no PPGCA-UFF. É representante da Anpap no estado do Rio de Janeiro e representante titular do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da Anpap

Downloads

Publicado

10-01-2025

Edição

Seção

Artigos Poéticas Sonoras na Arte Contemporânea