Casa-criação: problemas espaciais na obra de artistas brasileiras da década de 1970
DOI :
https://doi.org/10.37235/ae.n44.7Mots-clés :
Artistas brasileiras, Espaços de criação, Fotografia, Videoperformance, 1970Résumé
Este ensaio está centrado na análise de obras performativas realizadas na década de 1970 pelas artistas brasileiras Iole de Freitas, Letícia Parente e Sonia Andrade. Ao transformar seus espaços de habitação em lugares de criação e experimentação artística, desafiam a separação moderna entre público e privado, assim como as definições sociais de gênero envolvidas nessa distinção. De modo expressivo e urgente, o uso que fazem dos aparatos fotográficos e videográficos revela experiências que envolvem seus corpos e a situação política do país.
Téléchargements
Publiée
2023-01-09
Numéro
Rubrique
arte e ensaios
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).