Trabalho 141 vezes
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n44.19Palavras-chave:
Trabalho artístico, Trabalho, Trabalho imaterial, RemuneraçãoResumo
A carreira de artista parece se desenvolver baseada em especulação: trabalhamos em direção à promessa futura de reconhecimento e remuneração, enquanto supostamente acumulamos capital simbólico. O valor de nosso trabalho é constituído não só pelos resultados materiais de nosso labor, mas também através da nossa própria circulação no meio, como parte do chamado trabalho imaterial. À medida que vemos a disputa por reconhecimento se transformar em disputa por visibilidade, o papel já reconhecido desse trabalho se expande e se transforma. Assim, este artigo se propõe a investigar como são constituídas as práticas laborais que compõem o trabalho artístico contemporâneo, a partir da experiência da autora como artista, dentro de um breve panorama de autoras contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).