Aplicabilidade dos Dados Obtidos por Sistema LASER Batimétrico Aerotransportado à Cartografia Náutica: Estudo de Caso para o Arquipélago de Fernando de Noronha
DOI:
https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_37487Palavras-chave:
Light Detection And Ranging (LiDAR), Levantamento Hidrográfico, Incerteza VerticalResumo
Um Levantamento Hidrográfico (LH) tem como principal meta a obtenção de dados para a edição e atualização de documentos
náuticos, estes, voltados à segurança das atividades de navegação. A fim de padronizar parâmetros de incerteza das cartas náuticas,
a Organização Hidrográfica Internacional (OHI) define níveis mínimos de confiança para diferentes ordens. Um desses parâmetros
é a Incerteza Vertical Total máxima permitida. Ao influenciar no calado máximo para a navegação em segurança, a profundidade
impacta nas limitações de transações comerciais em terminais portuários. Como complemento à tradicional técnica de levantamento
por meio de um ecobatímetro acoplado a embarcações, há a opção de se realizar um LH com o emprego da tecnologia LiDAR (Light
Detection And Ranging) a partir de aeronaves, por meio de um aerolevantamento batimétrico por LiDAR (ALB – Airborne LASER
Bathymetry), que podem operar com pulsos LASER tanto somente na região verde do espectro eletromagnético, como conjuntamente
com emissões na região do infravermelho próximo. Considerando este contexto, este trabalho analisou as diferenças entre informações
obtidas por estas duas técnicas, com vistas à avaliação do potencial de aplicação da ALB na atualização de cartas náuticas. Foram
utilizados dados levantados no Arquipélago de Fernando de Noronha – PE coletados em 2011, sendo empregadas como referência,
informações obtidas no mesmo ano por ecobatímetro multifeixe. As análises permitiram estimar o comportamento das discrepâncias
de profundidades entre os dois sistemas em diferentes profundidades, relevo e tipos de fundo marinho da região de interesse. Pode ser
observada a impossibilidade de mapear áreas com profundidade acima de 50 m, bem como aquelas em zonas de arrebentação. Contudo,
a sobreposição de até quatro faixas de voo indicou a possibilidade de ampliar a capacidade de detalhamento do fundo marinho. Por fim,
a incerteza amostral obtida adequou o LH à ordem 1A, segundo parâmetros da OHI.
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