Josely Vianna Baptista: uma poética xamânica da tradução e da tradição

Autores

  • Celia Pedrosa Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106x/201820292104

Resumo

Análise da relação entre procedimentos de tradução e criação poéticas na produção de Josely Vianna Baptista, nela enfatizando o convívio entre diferentes tradições culturais e o consequente desmonte da dicotomia entre mítico e histórico, primitivo e civilizado, próprio e estrangeiro. Aponta-se ainda como esse convívio e esse desmonte implicam a desestabilização da concepção representativa da linguagem, atualizando o vínculo entre étnico, ético e político, em prol de um pensamento singularizante sobre a vida coletiva.

Biografia do Autor

Celia Pedrosa, Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ

Celia Pedrosa é professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de PG em Estudos de Literatura da UFF, onde coordena os grupos de pesquisa “Poesia e contemporaneidade”, com a professora Ida Alves, e “Pensamento teórico-crítico sobre o contemporâneo”, com a professora Diana Kigler. Tem-se dedicado à pesquisa sobre poesia e crítica de poesia contemporâneas. Publicou os livros “Antonio Candido: a palavra empenhada” (EdUSP, 1994) e “Ensaios sobre poesia e contemporaneidade” (EdUFF, 2011) e co-organizou várias antologias de ensaios, entre outras, “Poéticas do olhar e outras leituras de poesia” (7Letras, 2006), “Subjetividades em devir -- estudos de poesia moderna e contemporânea” (7Letras, 2008) e “Poesia contemporânea -- Voz, imagem, materialidades” (EdUFMG, 2016).

Referências

BAPTISTA, Josely Vianna. Roça Barroca. São Paulo: Cosac Naify, 2011. BAPTISTA, Josely Vianna. sol sobre nuvens. São Paulo: Perspectiva, 2007. BAPTISTA, Josely Vianna. AR. São Paulo: Iluminuras, 1991.

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Editora Ex-Libris, 1984.

ROTHENBERG, Jerome. “Je est un autre”: A etnopoética & o poeta como outro”. In: COHN, Sergio (org.) Etnopoesia no milênio. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Edição

Seção

Artigos