O trem e os andrajos

Auteurs

  • Mariana Quadros Pinheiro Colégio Pedro II, Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193571587

Résumé

Este trabalho é parte dos esforços de revisão do tema da permanência da tradição no modernismo brasileiro e, especificamente, na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, recorreremos à correspondência do autor e analisaremos o poema “Sabará”, de Alguma poesia. Esse poema nos permite conhecer as primeiras reflexões do autor sobre o patrimônio nacional. Já aí se revela uma especificidade da obra do poeta, o tema do gozo da destruição, que se tornaria fundamental na obra drummondiana, estendendo-se para o prazer na contemplação dos andrajos da cidade colonial. Entre a tradição e sua ruína, a escrita de Carlos Drummond  de Andrade realiza uma leitura original da história da modernização brasileira. Essa leitura, ilumina as relações entre modernismo brasileiro e a escrita da história do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mariana Quadros Pinheiro, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras Português/ Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É professora do Colégio Pedro II desde 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: educação literária, semiótica, relações entre linguagens, poesia moderna e contemporânea, Carlos Drummond de Andrade. Integra o grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária.

Références

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar , 2003. ANDRADE, Carlos Drummond de. Confissões de Minas. Rio de Janeiro: Americ, 1944.

ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário. Carlos & Mário: correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.

ANDRADE, Mário de. Crônicas de Malazarte -- VIII. In: BATISTA, M. et al. (sel.). Brasil: 1º tempo modernista -- 1917/29. Documentação. São Paulo: Edusp/ IEB, 1972.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BISCHOF, Betina. Razão da recusa. São Paulo: Nankin, 2005. BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CAMILO, Vagner. Drummond: da Rosa do Povo à rosa das trevas. São Paulo: Ateliê, 2001.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Horizontes modernistas: o jovem Drummond e seu grupo em papel jornal. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 47-48.

DIAS, Fernando Correia. Gênese e expressão grupal do modernismo em Minas. In: ÁVILA, A. (org.). O modernismo. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Apresentação. In: FERRAZ, Eucanaã de Nazareno (org.) Alguma poesia: o livro em seu tempo. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.

FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Drummond: um poeta na cidade. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1992.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. 2a. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

SANTIAGO, Silviano. Mário, Oswald e Carlos, intérpretes do Brasil. Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Diálogos Interamericanos, Niterói, n. 38, 2009, p. 19-34.

SANTIAGO, Silviano. A permanência do discurso da tradição no modernismo. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, p. 123-124.

SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1984.

Téléchargements

Publiée

2018-09-11

Numéro

Rubrique

Artigos