O trem e os andrajos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193571587Resumen
Este trabalho é parte dos esforços de revisão do tema da permanência da tradição no modernismo brasileiro e, especificamente, na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, recorreremos à correspondência do autor e analisaremos o poema “Sabará”, de Alguma poesia. Esse poema nos permite conhecer as primeiras reflexões do autor sobre o patrimônio nacional. Já aí se revela uma especificidade da obra do poeta, o tema do gozo da destruição, que se tornaria fundamental na obra drummondiana, estendendo-se para o prazer na contemplação dos andrajos da cidade colonial. Entre a tradição e sua ruína, a escrita de Carlos Drummond de Andrade realiza uma leitura original da história da modernização brasileira. Essa leitura, ilumina as relações entre modernismo brasileiro e a escrita da história do Brasil.
Citas
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar , 2003. ANDRADE, Carlos Drummond de. Confissões de Minas. Rio de Janeiro: Americ, 1944.
ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário. Carlos & Mário: correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
ANDRADE, Mário de. Crônicas de Malazarte -- VIII. In: BATISTA, M. et al. (sel.). Brasil: 1º tempo modernista -- 1917/29. Documentação. São Paulo: Edusp/ IEB, 1972.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BISCHOF, Betina. Razão da recusa. São Paulo: Nankin, 2005. BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CAMILO, Vagner. Drummond: da Rosa do Povo à rosa das trevas. São Paulo: Ateliê, 2001.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Horizontes modernistas: o jovem Drummond e seu grupo em papel jornal. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 47-48.
DIAS, Fernando Correia. Gênese e expressão grupal do modernismo em Minas. In: ÁVILA, A. (org.). O modernismo. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Apresentação. In: FERRAZ, Eucanaã de Nazareno (org.) Alguma poesia: o livro em seu tempo. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Drummond: um poeta na cidade. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1992.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. 2a. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
SANTIAGO, Silviano. Mário, Oswald e Carlos, intérpretes do Brasil. Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Diálogos Interamericanos, Niterói, n. 38, 2009, p. 19-34.
SANTIAGO, Silviano. A permanência do discurso da tradição no modernismo. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, p. 123-124.
SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS confirma/n su participación en todas las etapas de elaboración del trabajo: 1) Concepción, proyecto, investigación bibliográfica, análisis e interpretación de los datos; 2) Redacción y revisión de los manuscritos; 3) Aprobación de la versión final del manuscrito para publicación; 4) Responsabilidad por todos los aspectos del trabajo y garantía de exactitud e integridad de cualquier parte de la obra. El envío de los trabajos implica la cesión inmediata y sin costo, por parte de todos os autores, de los derechos de publicación para la revista Alea, la cual estáafiliada al sistema CreativeCommons, atribución CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS es/son integralmente responsable/s por el contenido del artículo y continua/n reteniendo todos los derechos autorales para publicaciones posteriores del mismo, debiendo, si es posible, dejar constancia en las referencias a la primera publicación en la revista. Alea no se compromete a devolver las contribuciones recibidas. EL/LOS/LA/S AUTOR/ES/AS de artículos, reseñas o traducciones recibirán un ejemplar de la revista.