O trem e os andrajos
DOI :
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193571587Résumé
Este trabalho é parte dos esforços de revisão do tema da permanência da tradição no modernismo brasileiro e, especificamente, na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, recorreremos à correspondência do autor e analisaremos o poema “Sabará”, de Alguma poesia. Esse poema nos permite conhecer as primeiras reflexões do autor sobre o patrimônio nacional. Já aí se revela uma especificidade da obra do poeta, o tema do gozo da destruição, que se tornaria fundamental na obra drummondiana, estendendo-se para o prazer na contemplação dos andrajos da cidade colonial. Entre a tradição e sua ruína, a escrita de Carlos Drummond de Andrade realiza uma leitura original da história da modernização brasileira. Essa leitura, ilumina as relações entre modernismo brasileiro e a escrita da história do Brasil.
Références
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar , 2003. ANDRADE, Carlos Drummond de. Confissões de Minas. Rio de Janeiro: Americ, 1944.
ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário. Carlos & Mário: correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
ANDRADE, Mário de. Crônicas de Malazarte -- VIII. In: BATISTA, M. et al. (sel.). Brasil: 1º tempo modernista -- 1917/29. Documentação. São Paulo: Edusp/ IEB, 1972.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BISCHOF, Betina. Razão da recusa. São Paulo: Nankin, 2005. BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CAMILO, Vagner. Drummond: da Rosa do Povo à rosa das trevas. São Paulo: Ateliê, 2001.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Horizontes modernistas: o jovem Drummond e seu grupo em papel jornal. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 47-48.
DIAS, Fernando Correia. Gênese e expressão grupal do modernismo em Minas. In: ÁVILA, A. (org.). O modernismo. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Apresentação. In: FERRAZ, Eucanaã de Nazareno (org.) Alguma poesia: o livro em seu tempo. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
FERRAZ, Eucanaã de Nazareno. Drummond: um poeta na cidade. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1992.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. 2a. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
Henri-Pierre. Memórias do social. Tradução de Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
SANTIAGO, Silviano. Mário, Oswald e Carlos, intérpretes do Brasil. Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Diálogos Interamericanos, Niterói, n. 38, 2009, p. 19-34.
SANTIAGO, Silviano. A permanência do discurso da tradição no modernismo. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, p. 123-124.
SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1984.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.