Del gongorino confortable a la gongorina incómoda: la inscripción americana del barroco a partir de Boca do Inferno
Abstract
El artículo propone una lectura del barroco brasileño en clave latinoamericana. Con ese propósito, aborda la novela Boca do Inferno de Ana Miranda y la contrasta inicialmente con O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos de Haroldo de Campos. A partir de la figura de Gregório de Matos, el trabajo postula la necesidad de correlacionar al poeta bahiano con Sor Juana Inés de la Cruz. La hipótesis del texto es que Sor Juana resulta “secuestrada” en el barroco brasileño por la impugnación que realizó al Padre Vieira (otro personaje central de la novela de Miranda) y que sin la inclusión de Sor Juana es imposible definir el barroco en América. El ejercicio apunta a un estudio de caso sobre la necesidad de incluir la literatura brasileña, de manera más orgánica, a la literatura latinoamericana.
Literaturhinweise
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Gregório de Mattos. Rio de Janeiro: Garnier, 1904.
BALTRUSAITIS, Jurgis. Anamorphic Art. New York: Harry N. Abrams, 1977.
CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.
CANDIDO, Antônio. Dialética da Malandragem. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 8. 1970, p. 67-89.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2008.
CERTEAU, Michel de. La escritura de la historia. México: Universidad Iberoamericana, 2010.
CROCE, Marcela. La seducción de lo diverso. Literatura latinoamericana comparada. Buenos Aires: Interzona, 2015.
DE LA CRUZ, Sor Juana Inés. Lírica personal. México: Fondo de Cultura Económica, 2009. Introducción de Antonio Alatorre (IX-XLII).
ESTEVES, Antônio. Ana Miranda y la lectura de la historia literaria brasileña. Gramma, Buenos Aires, v. 22 n. 48, 2011, p. 10-31.
ESTEVES, Antônio. O romance histórico brasileiro contemporáneo (1975-2000). São Paulo: UNESP, 2010.
FIGUEIREDO, Roseana Nunes Bacarat de Souza. Boca do Inferno: reavendo a história. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, v. 20, n. 26. São Paulo, 2000, p. 29-36.
FLORES, Enrique. Sor Juana chamana. México: UNAM, 2014.
FONSECA, Ludimilla Carvalho e Gomes, Maria Raimunda. Boca do Inferno: os procedimentos da intertextualidade e da metaficção historiográfica” Litterata. Revista do Centro de Estudos Hélio Simões, v. 1, n. 1, 2011, p. 11-42.
HANSEN, João Adolfo. A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HENRÍQUEZ UREÑA, Pedro. Las corrientes literarias en la América hispánica. México: Fondo de Cultura Económica, 1978.
HUTCHEON, Linda. “Metaficción historiográfica: ‘el pasatiempo del tiempo pasado’”. Una poética del posmodernismo. Buenos Aires: Prometeo, 2014, p. 195-222.
LEZAMA LIMA, José. Ensayos barrocos. Buenos Aires: Colihue, 2014.
MARTINS, Denis Pereira. Boca do Inferno. Literatura x História: uma interpretação do processo de criação de Ana Miranda” Relegens Thréskeia. Estudos e pesquisas em religião, v. 4, n. 2, 2015, p. 168-179.
MIRANDA, Ana. Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
PAZ, Octavio. Las trampas de la fe. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.
PEIXOTO, Afrânio (ed.). Obras de Gregório de Matos. 6 vols. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1923-1933.
PICÓN-SALAS, Mariano. De la Conquista a la Independencia. Tres siglos de historia cultural latinoamericana. México: Fondo de Cultura Económica, 1944.
PIZARRO, Ana (org.). La literatura latinoamericana como proceso. Buenos Aires: CEAL, 1985.
RAMA, Ángel. Aportación original de una comarca del Tercer Mundo: Latinoamérica. México: UNAM, 1979.
RAMA, Ángel. La ciudad letrada. Montevideo: Arca, 1984.
ROCHA PERES, Fernando. Gregório de Mattos, o Poeta Devorador. Rio de Janeiro: Manati, 2004.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Garnier, 1902.
ROUGEMONT, Denis de. L’Amour et l’Occident. Paris: Plon, 1972.
SARAIVA, Daniel Magalhães Porto. A Boca do Inferno. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 12, n. 18, 2008, p. 111-127.
SARDUY, Severo. Ensayos generales sobre el Barroco. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.
TAVARES DE LIMA, Rossini. Gregório de Mattos, o Boca do Inferno. São Paulo: Livraria Élo, 1942.
VERÍSSIMO, José. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1916.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.