Meyer, do arpoador a muito além da taprobana
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192339355Abstract
O objetivo deste artigo é examinar a “Elegia do Arpoador”, incluída nos Últimos poemas (1955), de Augusto Meyer, juntamente com seu estudo sobre Camões, o bruxo e o diálogo que ela institui com certa tendência neoclássica marcante na lírica brasileira dos anos 1940 e 1950.
References
ADORNO, fteodor. Parataxe. In: Notes sur la littérature (trad. Sibylle Muller). Paris: Flammarion, 1984.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Arpoador. In: Fala, amendoeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade escreve cartas a Alceu, Meyer e outros. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1968.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988. BOSI, Alfredo. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Editora 34, 2003.
BROCH, Hermann. Mito e estilo maduro. In: Espírito e espírito de época. (trad. Marcelo Backes). São Paulo: Benvirá, 2014: 105-127.
BURGER, Peter. O declínio da era moderna. Trad. Heloísa Jahn. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.20, 1988: 81-95.
CAMÕES, Luís de. Lírica de... Elegias em tercetos. Estabelecimento de texto de Leodegário A. de Azevedo Filho. Lisboa: Imprensa Nacional -- Casa da Moeda, 1998, v. 4, t.1.
____. Os Lusíadas. Pref. Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Lisboa: Ministério dos Negócios Estrangeiros/Instituto Camões, 2000.
____. Os Lusíadas. Ed. Ivan Teixeira. Cotia: Ateliê, 1999.
CAMPOS, Geir. Coroa de sonetos. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1953. CANDIDO, Antonio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Antonio Candido. Literatura e Sociedade. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.
CARVALHAL, Tania Franco. A evidência mascarada: uma leitura da poesia de Augusto Meyer. Porto Alegre: L± Brasília: INL, 1984.
COELHO, Joaquim Francisco. Carlos Drummond de Andrade e a gênese do ‘Sonetilho do Falso Fernando Pessoa'. Separata da Revista da Biblioteca Nacional, Lisboa, n.1, 1982: 63-70.
DE MAN, Paul. O ponto de vista da cegueira. Lisboa: Angelus Novus & Cotovia, 1999. FRAGA, Maria do Céu. Os géneros maiores na poesia lírica de Camões. Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2003.
HEIDEGGER, Martin. [1952]. H¶lderlin y la esencia de la poesía. In: Arte y poesía (trad. Samuel Ramos). México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
HÖLDERLIN, Friedrich. Poemas. Pref. Trad. e Sel. Paulo Quintela. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1991.
JESUS, Suene Honorato de. Camões e a ‘epopeia sem guerreiro'. In: As duas faces de Orfeu na Invenção de Jorge de Lima. Campinas: IEL/Unicamp, 2013.
KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária. Coimbra: Arménio Amado Ed, 1958, v.II.
LIMA, Jorge de. Livro dos sonetos. Rio de Janeiro: Cia José Aguilar Ed., 1974, v. 2.
MARX, William (dir.). Les arrière-gardes au XXe siècle. L'autre face de la modernité esthétique. Paris, Quadrige/PUF, 2004.
MELO NETO, João Cabral. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. MERQUIOR, José G. Razão do poema. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1965.
____. A Astúcia da mímese: ensaios sobre a lírica. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
MEYER, Augusto. Últimos poemas. Poesias (1922-1955). Rio de Janeiro: Livraria São José Editora, 1957.
____. Camões, o bruxo, e outros ensaios. Rio de Janeiro: São José, 1958.
____. A forma secreta. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1965.
PERL, Jeffrey M. The tradition of return: the implicit history of modern literature. New Jersey: Princeton UP, 1984.
RICHTER, Marcela Wanglon. A sedução do sonhar: os caminhos do devaneio poético em dois poetas sul-rio-grandenses. Porto Alegre: PUCRS, 2013. (Tese de Doutorado).
SAID, Edward W. Estilo tardio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SARAIVA, Arnaldo. Modernismo brasileiro e modernismo português. Subsídios para o seu estudo e para a história das suas relações. Campinas: Editora Unicamp, 2004.
SISCAR, Marcos. Poesia e crise: ensaios sobre a “crise da poesia” como topos da modernidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
SILVA, Vitor Aguiar e. A elegia na lírica de Camões. In: Actas da VI reunião internacional de camonistas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. Disponivel em <https://digitalis.uc.pt/handle/10316.2/30738>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
THE AUTHOR/S confirm/s his, her or their participation in all stages of work preparation: 1) Conception, project, bibliographical research, analysis and interpretation of data; 2) Writing and reviewing the manuscript; 3) Approval of the final version of the manuscript for publication; 4) Responsibility for all aspects of the work and guarantee for the accuracy and integrity of any part of the work. The submission of works implies the immediate cession, without onus, by all authors, of publication rights to the journal Alea, licensed under CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). The authors are fully responsible for the content of the article and continue to hold all copyrights for subsequent publications of it, and should, if possible, include the reference to the first publication in the journal. Alea does not commit to returning received contributions. Authors of articles, reviews or translations will receive a copy of the journal.