Símbolo, complexo e mito: o mistério Bachelard

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2037595

Résumé

A contribuição deste artigo está em renovar a interpretação do lugar da imaginação no pensamento de Gaston Bachelard. Procurando restituir certo contexto estético que sustém as teses poéticas do autor, mostra-se aqui que, por um lado a afirmação da autonomia da dimensão simbólica primitiva do homem almeja proteger a imaginação poética dos efeitos racionais da dialética histórica, e por outro lado a atualidade da atividade de imaginação leva a pensá-la como dimensão crítica no próprio âmbito da história. Tenta-se, então, captar dois momentos fundamentais deste dispositivo ao mesmo tempo simbólico e crítico, o qual coloca a cultura e a literatura poética em posição de destaque. Primeiro, o momento primitivo do nascimento do símbolo com o fogo, enquanto misto de tecné e de phusis. Em seguida, o momento do homem culto, que busca viver poeticamente sua humanização do mundo graças à matéria aquática, retornando reflexivamente à natureza do símbolo.

Biographie de l'auteur-e

Cristina Henrique da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Filosofia pela Universidade Paris IV Panthéon – Sorbonne e Mestre (Maîtrise e DEA) em Filosofia pela Universidade Paris I Panthéon – Sorbonne. É Doutora em Estudos Românicos, especialidade em Literatura Brasileira, pela Universidade Montpellier 3 Paul Valéry. Acaba de concluir seu pós-doutorado na França (EHESS/CRAL/Fonds Ricoeur) sobre “o lugar da literatura na filosofia da imaginação de Paul Ricoeur” e é docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Lidera o grupo de pesquisa “Mulherando” e trabalha com questões de literatura e imaginação de mulher. É autora de vários artigos sobre Ricoeur, Bachelard e Georges Bataille e do livro Imaginando João Cabral imaginando (Campinas, Editora da Unicamp, 2014).

Références

BACHELARD, Gaston. La poétique de l’espace. Paris: PUF, 1957.

BACHELARD, Gaston. La psychanalyse du feu. Paris: Éditions Gallimard, 1949.

BACHELARD, Gaston. La terre et les rêveries de la volonté. Essai sur l’imagination de la matière. Paris: Librairie José Corti, 1947.

BONAPARTE, Marie. L’air et les songes. Essai sur l’imagination du mouvement. Paris: Librairie José Corti, 1943.

BONAPARTE, Marie. L’eau et les rêves. Essai sur l’imagination de la matière. Paris: Librairie José Corti, 1942.

BONAPARTE, Marie. Edgard Poe. Étudepsychanalytique. Paris: Denoël, 1933.

BONTEMS, Vincent. Bachelard. Paris: Société d’édition Les Belles Lettres, 2010.

BULCÃO, Marly. Bachelard, un regard brésilien. Entretiens et présentation de Jean-Luc Pouliquen. Paris: L’Harmattan, 2007.

COSTA, Cristina Henrique da. L’imagination poétique chez Bachelard: un enjeu franco-allemand? Remate de Males, v. 35, n. 1, 2015.

DERRIDA, Jacques. De la Grammatologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1967.

DURAND, Gilbert. Les Structures anthropologiques de l’imaginaire. Paris: DUNOD, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Bâtir, Habiter, Penser. In: HEIDEGGER, Martin. Essais et Conférences. Paris: Éditions Gallimard, 1958.

INSTITUTO Moreira Salles (IMS). João Cabral de Melo Neto. Série: Cadernos de Literatura Brasileira, n.1. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1996.

LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Éditions du Seuil, 1966.

OVIDE. Les Métamorphoses. Tradução J. Chamonard. Paris: Flammarion, 1966.

PLATH, Sylvia. Arbres d’Hiverprécédé de La Traversée. Édition bilingue. Traduction de Françoise Morvan et ValérieRouzeau (títulos originais: Crossing the Water e Winter trees). Paris: Éditions Gallimard, 1999.

RICHARD, Jean-Pierre. Onze études sur la poésie moderne. Paris: Éditions du Seuil, 1981.

RICŒUR, Paul. Philosophie de la volonté 2. La symbolique du mal. “Critériologie du symbole”. Paris: Éditions Points, 2009a.

RICŒUR, Paul. Philosophie de la volonté 2. Finitude et culpabilité. Paris: Éditions Points, 2009b.

RICŒUR, Paul. La métaphore vive. Paris: Éditions du Seuil, 1975.

RICŒUR, Paul. De l’interprétation. Essai sur Freud. Paris: Éditions du Seuil, 1965.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’art de l’âgemoderne. L’esthétique et la philosophie de l’art du XVIIIème siècle à nos jours. Paris: Éditions Gallimard, 1992.

SMITH, Roch C. Gaston Bachelard Revised and Updated. Philosopher of Science and Imagination. New York: SUNY Press, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos