Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada
Résumé
Pretende-se, com este estudo, analisar um conjunto de livros-álbum líricos contemporâneos, publicados em Portugal e no Brasil, com vista a identificar as características deste tipo de publicações e a refletir sobre as especificidades da relação texto-ilustração-suporte na criação de sugestões de leitura poético-líricas, procedendo à sua distinção em relação aos livros-álbum narrativos. Ao mesmo tempo, dá-se conta do estado da arte sobre o livro-álbum lírico, quer em termos de estudos e de investigação, quer em termos criativos, analisando o seu relevo no panorama editorial dos dois países.
Références
BORDINI, M. G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986.
CAMARGO, L. H. Poesia infantil e Ilustração: estudo sobre “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. (Dissertação de Mestrado em Teoria Literária) UNICAMP, Campinas, 1998.
FERRAZ, Eucanaã & JAGUAR. Palhaço macaco passarinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
GLAZER, J. I. & Lamme, L. L. Poem Picture Books and Their Uses in the Classroom. Reading Teacher. v. 44, n. 2, p. 102-09, 1990
GUIMARÃES, Alphonsus de & MORAES, Odilon. Ismália. São Paulo: Cosac Naify, 2015 [2006].
GULLAR, Ferreira. Bichos do lixo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
KESLER, T. Evoking the World of Poetic Nonfiction Picture Books. Children’s Literature in Education. v. 43, n. 4, p. 338-354, 2012. doi:10.1007/s10583-012-9173-4.
LANES, S. G. The art of Maurice Sendak. New York: Abradale Press/Harry N.Abrams, Inc., 1984.
LETRIAS, José Jorge & LETRIA, André. Letras & Letrias.Lisboa: Dom Quixote, 2005.
MARTINS, Isabel Minhós & MATOSO, Madalena. Com o tempo. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2014.
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Poesía e imágenes: una nueva modalidad de álbum ilustrado, Lenguaje y Textos. v. 35, p. 131-138, 2012.
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Can Images Transform a Poem? When I Heard the Learn’d Astronomer: An Example of a Poetry Picturebook, New Review of Children’s Literature and Librarianship. v. 19, n. 1, p.14-32, 2013. doi: 10.1080/13614541.2013.751290
NEIRA-PIÑEIRO, M. del R. Posibilidades de secuenciación de las imágenes en el álbum ilustrado lírico, Ocnos – Revista de Estudos sobre Lectura. v. 17, n. 1, p. 55-67, 2018. doi: 10.18239/ocnos_2018.17.1.1527
PESSOA, Ana & MATOSO, Madalena. Eu sou eu sei. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2018.
RAMOS, A. M. Apontamentos para uma poética do álbum contemporâneo, In: Roig Rechou, B. A; Soto López, I.; Rodríguez, N. (eds.). O Álbum na Literatura Infantil e Xuvenil (2000-2010). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, p. 13-40.
RAMOS, A. M. Ilustrar poesia para a infância: entre as rimas cromáticas e as metáforas visuais. Ocnos – Revista de Estudos sobre Lectura, n. 11, p. 113-130, 2014. Disponível em: <http://www.revista.uclm.es/index. php/ocnos/article/view/447>
RUVE, D. Poetry in picturebooks. In: KUMMERLING-MEIBAUER, Bettina (ed.), The Routledge Companion to Picturebooks. Oxon/New York: Routledge, 2018, p. 246-259.
SILVA, S. R. da. Ilustração e poesia: para uma definição/caracterização do álbum poético para a infancia, In: SILVA, S.R. Entre Textos. Perspectivas sobre Literatura para a infância e juventude. Porto: Tropelias & Companhia, 2011, p. 273-284.
SILVA, S. R. da & SASTRE, M. S. O álbum poético em português e em espanhol:sinergia estética entre palavras e ilustrações, Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 71, p. 1-24, 2017. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017227148>
WOLFENBARGER, C. D. & SIPE, L. A Unique Visual and Literary Art Form:
Recent Research on Picturebooks. Language Arts. v. 84, n. 3, p. 276-280, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.