Apresentação do v. 22, n. 1, 2020, de Alea Estudos Neolatinos

Auteurs-es

Résumé

A área dos Estudos Coloniais é por definição heterogênea e multidisciplinar. Os trabalhos produzidos nesse campo transitam por saberes tão diversos e complementares como a história, a literatura, a geografia, as artes, a política, a etnografia, a linguística, a sociologia, entre outros. Trata-se, conforme argumentam os organizadores deste volume da Alea , de um domínio tentativo, feito de interseções e de discursos em escrutínio, mas que ao mesmo tempo se apresenta com um alto grau de especificidade, se nos atentamos para seus principais temas e debates. O presente volume da Alea pretende interpelar esse vasto campo, acompanhando suas discussões, sua evolução como campo disciplinar e, sobretudo, pensando o lugar que os Estudos Coloniais ocupam no pensamento contemporâneo.

Biographie de l'auteur-e

Elena Palmero González, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

Tem Graduação em Filologia Hispânica (1983) e Doutorado em Ciências Filológicas pela Universidad Central de Las Villas (Cuba, 1997). Fez estágios de pós-doutorado, na área da Literatura Latino-americana, na Université Paris IV-Sorbonne (França, 2005-2007), na Universidade de São Paulo (Brasil, 2016) e realizou um Estágio Sênior (CAPES) em Yale University (Estados Unidos, 2017). Atualmente, é Professora Titular de Literaturas Hispano-americanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Editora chefe da revista Alea: Estudos Neolatinos e líder do grupo de pesquisa Estudos Literários Interamericanos e Transatlânticos (UFRJ). Atua nas linhas de pesquisa da Literatura comparada e da História da literatura, com ênfase na literatura cubana, latino-americana e nas relações literárias interamericanas.

Références

SUBIRATS, Eduardo. El continente vacío. La conquista del Nuevo Mundo y la conciencia moderna. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2019.

VALENTE, José Angel. Mandorla. Madrid: Ed. Cátedra, 1982.

VALENTE, José Angel. Não amanhece o cantor. Trad. Saturnino Valladares. Manaus: Ed. Valer, 2018.

ZAMORA, Margarita. Lenguaje, autoridad e historia indígena en los Comentarios reales de los Incas. Trad. Juan Rodríguez Piñeiro; Revisão e correção Vanina M. Teglia. Lima: Centro de Estudios Literarios Antonio Cornejo Polar, CELACP / Latinoamericana Editores, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-30

Numéro

Rubrique

Editorial