Não ensaiar: do poético ao ensaístico e de volta outra vez, entre Roland Barthes e Paloma Vidal
Résumé
Este artigo discute a escrita do ensaio a partir da obra de Roland Barthes. Inicialmente, buscamos demonstrar uma teoria singular do ensaio articulada em seu trabalho, a partir de uma relação ambígua com as escritas acadêmica e literária, entre desejo e recusa. Nossa hipótese é que Barthes trabalha o ensaio como uma reação à escrita; o que o leva a conceber experimentos formais com o gênero. Essa discussão se ilumina também com uma análise do projeto Não escrever, de Paloma Vidal. Estudando Barthes e seu “medo de escrever”, Vidal parte do ensaio para propor um livro que deriva para a poesia. De um a outro, nosso texto realiza uma leitura cruzada: com Barthes se lê o ensaio como reforma do literário; com Vidal, vemos o poético se insurgir a partir do ensaio. De um a outro, podemos caracterizar linhas de força da poética ensaística contemporânea.
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