Levrero idiorrítmico
DOI :
https://doi.org/10.1590/1517-106x/2018202137146Résumé
Nesse ensaio busco explorar algumas ressonâncias entre a noção/o conceito de “idiorritmia”, formulada por Roland Barthes em seu Como Viver Junto, e a produção tardia do autor uruguaio Mario Levrero, concentrando a atenção em particular sobre El discurso vacio e La novela luminosa. A conversação entre os dois, ainda que tangencial, reforça uma alternativa de leitura distinta da que percebo como uma padronagem interpretativa que se acomodou em torno da obra de Levrero, e permite valorizar uma certa operação de deslocamento em seu trabalho, relacionada à política do cuidado de si que a escrita de tais textos promove.
Références
BARTALINI, Carolina (Org.). Escribir Levrero: Intervenciones sobre Jorge Mario Varlotta Levrero y su literatura. Saenz Peña: EDUNTREF, 2016.
BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Cursos e seminários no College de France, 1976-1977. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
DE ROSSO, Ezequiel (Org.). La máquina de pensar em Mario: Ensayos sobre la obra de Levrero. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2013.
KAMENSZAIN, Tamara. Una intimidad inofensiva. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2016.
LADDAGA, Reinaldo. “Un autor visita su casa. Sobre La novela luminosa de Mario Levrero”. In: DE ROSSO, Ezequiel (Org). La máquina de pensar em Mario: Ensayos sobre la obra de Levrero. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2013.
LEVRERO, Mario. La novela luminosa. Montevideo: Alfaguara, 2005. LEVRERO, Mario. El discurso vacío. Barcelona: Debolsillo, 2009.
ZAMBRA, Alejandro. “Cuaderno, archivo, libro”. Revista Chilena de Literatura Número 83, Abril 2013: 243-252
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.