METODOLOGIA DE IMERSÃO NA CULTURA POPULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.

Autores

  • Antonio Higor Gusmão dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-3891-5436
  • Anamarília Viana Silva
  • Josefen Dos Santos de Matos
  • Willian Costa Rosa Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Nonato Assunção Viana

Palavras-chave:

Imersão, Cultura Popular, Formação de Professores, Educação Física.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever a metodologia desenvolvida na disciplina de Educação Física e Cultura Popular, ministrada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, no primeiro semestre de 2017, e a importância da mesma na formação dos professores de Educação Física, a partir da visão dos/as discentes que participaram da experiência metodológica para apreensão do conteúdo, por onde primou-se pelo processo de “imersão” no universo da cultura popular como condição premente para compreendê-la e a partir dessa realizar abordagens significativas no trato desses conhecimentos advindo das  diversas manifestações da cultura  nas aulas de Educação Física na escola. A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, descritiva, com coletas de dados a partir de análise documental e aplicação de entrevistas estruturadas. Ao término da pesquisa, constatou-se a relevância da disciplina em questão ser oferecida na formação inicial de professores de Educação Física, buscando assim uma aproximação às práticas corporais populares e tradicionais da cultura maranhense, bem como, apresentou aspectos positivos da metodologia utilizada no desenvolvimento da mesma.

Biografia do Autor

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, Boslsita da FAPEMA e integrante dos grupos Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana (PPGE/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Anamarília Viana Silva

Graduada em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Josefen Dos Santos de Matos

Graduado em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Willian Costa Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós - Graduação de Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFMA) e Integrante do Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Pedagógica em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Raimundo Nonato Assunção Viana

Pós Doutorando em Educação, junto ao Grupo de Pesquisa: Corpo, Educação e Cultura- COEDUC/PPGE/UFMT e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF)

Referências

ABIB, Pedro R.J. Capoeira Angola: Cultura Popular e o jogo dos saberes na roda. Tese de Doutorado em Ciências Sociais aplicadas a Educação: Unicamp, 2004

ARROYO, M. G. Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual?. Revista Comemorativa 40 anos Educação & Sociedade, Campinas, V.39, N. 145, p. 1098 - 1117, out./dez. 2018.

BRANDÃO, C. R. O que é folclore. 13ª Ed. – São Paulo, SP: Brasiliense, 2003. –(coleção primeiro passos; 60)

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 5. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ofertas de Disciplinas do Curso de Ed. Física Licenciatura para 2017.1 [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 02. Fev. 2017.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.

CUCHE, D.. O Conceito de Cultura nas Ciências Sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.

FRADE, Cáscia. Universidade e cultura popular. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 7-15, 2006.

GINZBURG, C. O queijo e os verme: O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia da Letras, 1987

GOPFERT, H.; MARTIN, P. H. P.Saint. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO/ Separata de Documenta n.° 21 — Volume II. N.° 9 — A Cultura Brasileira e a Universidade. Ministério de Educação e Cultura, rio de Janeiro, 1963.

JOURDAIN, A.; NAULIN, S. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos.Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NÓBREGA, Terezinha. Petrucia Dançar para não esquecer quem somos:por uma estética da dança popular. In: II Congresso Latino - Americano/III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 31/out, 04/nov. 2.000, Natal. Anais. Educação Motora: Interseções com a corporeidade e as perspectivas para o novo século. Universidade federal do Rio Grande do Norte, 2000. p. 54-59.

RODRIGUES, R. Em defesa do ensino da Educação Física no campo da cultura popular. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 108-115, jul./dez. 2015.

UFMA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física Licenciatura. São Luís, 2015. 91 p.

VIANA, R. CORPO, ESTÉTICA, DANÇA POPULAR: SITUANDO O BUMBA-MEU-BOI. Pensar a Prática, v. 8, n. 2, p. 227-242, 15 nov. 2006.

VIANA, R. N. A. Plano de Ensino: Educação Física e Cultura Popular [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 23. Mar. 2017.

WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Tradução de Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007.

ZANDOMÍNEGUE, B. A. C.; MELO A. S. Cultura Popular: o contexto e o debate na educação física. In:___. A Cultura Popular nas Aulas de Educação Física. Curitiba: Appris, 2014. p. 59 - 79.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luíz Ferrari. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011.

NEIRA, Marcos Garcia.Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13 n.3 p.174-180, jul./set. 2007.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-16

Edição

Seção

Artigos