METODOLOGIA DE IMERSÃO NA CULTURA POPULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.

Auteurs

  • Antonio Higor Gusmão dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-3891-5436
  • Anamarília Viana Silva
  • Josefen Dos Santos de Matos
  • Willian Costa Rosa Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Nonato Assunção Viana

Mots-clés :

Imersão, Cultura Popular, Formação de Professores, Educação Física.

Résumé

O presente artigo objetiva descrever a metodologia desenvolvida na disciplina de Educação Física e Cultura Popular, ministrada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, no primeiro semestre de 2017, e a importância da mesma na formação dos professores de Educação Física, a partir da visão dos/as discentes que participaram da experiência metodológica para apreensão do conteúdo, por onde primou-se pelo processo de “imersão” no universo da cultura popular como condição premente para compreendê-la e a partir dessa realizar abordagens significativas no trato desses conhecimentos advindo das  diversas manifestações da cultura  nas aulas de Educação Física na escola. A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, descritiva, com coletas de dados a partir de análise documental e aplicação de entrevistas estruturadas. Ao término da pesquisa, constatou-se a relevância da disciplina em questão ser oferecida na formação inicial de professores de Educação Física, buscando assim uma aproximação às práticas corporais populares e tradicionais da cultura maranhense, bem como, apresentou aspectos positivos da metodologia utilizada no desenvolvimento da mesma.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, Boslsita da FAPEMA e integrante dos grupos Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana (PPGE/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Anamarília Viana Silva

Graduada em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Josefen Dos Santos de Matos

Graduado em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Willian Costa Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós - Graduação de Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFMA) e Integrante do Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Pedagógica em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Raimundo Nonato Assunção Viana

Pós Doutorando em Educação, junto ao Grupo de Pesquisa: Corpo, Educação e Cultura- COEDUC/PPGE/UFMT e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF)

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Publiée

2020-03-16

Numéro

Rubrique

Artigos