METODOLOGIA DE IMERSÃO NA CULTURA POPULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.

Auteurs-es

  • Antonio Higor Gusmão dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-3891-5436
  • Anamarília Viana Silva
  • Josefen Dos Santos de Matos
  • Willian Costa Rosa Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Nonato Assunção Viana

Mots-clés :

Imersão, Cultura Popular, Formação de Professores, Educação Física.

Résumé

O presente artigo objetiva descrever a metodologia desenvolvida na disciplina de Educação Física e Cultura Popular, ministrada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, no primeiro semestre de 2017, e a importância da mesma na formação dos professores de Educação Física, a partir da visão dos/as discentes que participaram da experiência metodológica para apreensão do conteúdo, por onde primou-se pelo processo de “imersão” no universo da cultura popular como condição premente para compreendê-la e a partir dessa realizar abordagens significativas no trato desses conhecimentos advindo das  diversas manifestações da cultura  nas aulas de Educação Física na escola. A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, descritiva, com coletas de dados a partir de análise documental e aplicação de entrevistas estruturadas. Ao término da pesquisa, constatou-se a relevância da disciplina em questão ser oferecida na formação inicial de professores de Educação Física, buscando assim uma aproximação às práticas corporais populares e tradicionais da cultura maranhense, bem como, apresentou aspectos positivos da metodologia utilizada no desenvolvimento da mesma.

Bibliographies de l'auteur-e

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, Boslsita da FAPEMA e integrante dos grupos Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana (PPGE/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Anamarília Viana Silva

Graduada em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Josefen Dos Santos de Matos

Graduado em Educação Física e Intengrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Willian Costa Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós - Graduação de Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFMA) e Integrante do Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Pedagógica em Educação Física (GEPPEF/UFMA)

Raimundo Nonato Assunção Viana

Pós Doutorando em Educação, junto ao Grupo de Pesquisa: Corpo, Educação e Cultura- COEDUC/PPGE/UFMT e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF)

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Publié-e

2020-03-16

Numéro

Rubrique

Artigos