A DANÇA DA ESCOLA: reflexões necessárias à Educação Física escolar

Autores

  • Nei Jorge dos Santos Junior Faculdade Unilagos https://orcid.org/0000-0002-5943-8328
  • Renata Pacheco Marins Faculdade Unilagos
  • Iago Fonseca de Mello Damázio Faculdade Unilagos
  • Pâmela Cristina Medeiros da Silva Faculdade Unilagos

Palavras-chave:

Dança, Educação Física Escolar, Escola.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi trazer reflexões sobre a relação entre dança e educação física no âmbito escolar, analisando as principais dificuldades e possibilidades.  A pesquisa nos atentou sobre a importância da dança no âmbito escolar, a qual torna-se não somente responsável pela ampliação do repertório de movimentos e de conhecimentos sobre o corpo, bem como o papel enquanto indivíduo crítico e atuante na sociedade em que vive. Em suma, aponta-se que a dança é conteúdo da Educação Física escolar e tem como grande característica o desenvolvimento corporal dos alunos, proporcionando múltiplas formas de experiências com o corpo.

Biografia do Autor

Nei Jorge dos Santos Junior, Faculdade Unilagos

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atualmente exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da FAC-Unilagos, atuando também nas disciplinas: Aspectos Históricos da Educação Física e Didática Aplicada à Educação Física. Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atua como professor substituto, nas disciplinas Didática II e Estágio Supervisionado. Tem experiência nas áreas de História da Educação Física e esportes e Prática de Ensino. É Coordenador do Laboratório de Estudos do Corpo e Educação Física(LABECEF - Unilagos), pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa: História Cultural do Esporte, Corpo, Subúrbios e História comparada das práticas corporais. 

Renata Pacheco Marins, Faculdade Unilagos

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Iago Fonseca de Mello Damázio, Faculdade Unilagos

Graduado em Educação Física pela Faculdade Unilagos.

Pâmela Cristina Medeiros da Silva, Faculdade Unilagos

Graduada em Educação Física pela Faculdade Unilagos.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão