A DANÇA DA ESCOLA: reflexões necessárias à Educação Física escolar
Keywords:
Dança, Educação Física Escolar, Escola.Abstract
O objetivo deste trabalho foi trazer reflexões sobre a relação entre dança e educação física no âmbito escolar, analisando as principais dificuldades e possibilidades. A pesquisa nos atentou sobre a importância da dança no âmbito escolar, a qual torna-se não somente responsável pela ampliação do repertório de movimentos e de conhecimentos sobre o corpo, bem como o papel enquanto indivíduo crítico e atuante na sociedade em que vive. Em suma, aponta-se que a dança é conteúdo da Educação Física escolar e tem como grande característica o desenvolvimento corporal dos alunos, proporcionando múltiplas formas de experiências com o corpo.
References
REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física, Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília, 1997.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3ed. Ijuí, Ed. Unijuí, 2005.
DARIDO, S. C; IRENE, C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos da Educação Física. São Paulo: Loyola, 1988.
KIOURANI, T. D. S. Dança. In: GONZÁLEZ, F.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (org). Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem, 2014.
KUNZ, E. Transformação didático pedagógico do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.
KUNZ, M. C. S. Ensinando a dança através da improvisação. Motrivivência: Revista de Educação Física (Online), v. 1, p. 166-169, 1994.
MADRUGA, F.; NORA, S. Dançando na escola: O projeto oficina de dança livre e a percepção dos professores em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Do Corpo: Ciências e Artes, 6(1), 82-97, 2016.
MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 10, n. 4, Dec. 2006 .
MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999.
NUNES, M. L. F. e RÚBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a identidade dos seus sujeitos. Currículo sem fronteiras, Mangualde, Portugal, v. 8, n. 2, p. 55-77, jul./dez. 2008.
PEREIRA, M. de A.; RINALDI, I. P. B. Dança na escola: possibilidades pedagógicas por meio da cultura popular brasileira. Maringá: Paraná, 2014.
SANTOS, R. et al.. A dança como prática de lazer: algumas reflexões sobre homens, gênero e o balé clássico. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, abr./jun. 2015.
SILVEIRA, R. C. P. da. A organização textual do discurso científico de revisão. Tema, n. 16, p. 99-111, ago. 1992.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUSA, N. C. P.; HUNGER, D.; CARAMASCHI, S.A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, p. 496-505, 2010.
SPESSATO, B. C.; VALENTINI, N. C. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. Rev. Educ. Fis/UEM, v. 24, n. 3, p. 475-487, 3. trim. 2013.
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fabrica do corpo: a dança na escola. Caderno CEDES,v. 21, n. 53, p.69-83, abr. 2001.
TARDIF, M.; LESSARD, C.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VERAS, L. M. et al. Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 1, jul. 2015.