PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS COTIDIANOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DAS AULAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Educação Física, Pandemia, VirtualResumo
Essa pesquisa é proveniente das experiências transcorridas durante o projeto de Residência Pedagógica em Educação Física em uma escola pública de ensino fundamental no Município de Vila Velha, ES. A questão que orienta este estudo é: como o cotidiano das aulas de educação física pode ser tecido no contexto de aulas remotas em período de pandemia do Covid 19? Objetiva discutir e analisar as possibilidades e limitações que envolvem os saberes/fazeres em educação física no contexto de aulas remotas. Para tanto, os caminhos metodológicos desta pesquisa foram estruturados a partir dos subsídios da pesquisa-ação existencial, utilizando como instrumento de coleta de dados o diário de itinerância. Os resultados foram estruturados em dois eixos: sistematização das ações da residência no contexto da pandemia com ênfase na produção das práticas pedagógicas online, e as limitações didático-pedagógicos das aulas de educação física no contexto da pandemia. Desse modo, é possível sinalizar que o cenário de pandemia evocou inúmeros desafios ao exercício da docência, inclusive para a formação inicial. No campo da educação física, esta pesquisa proporciona ampliar as discussões que envolvem o lugar e as especificidades das aulas desse componente curricular em ambiente virtual.
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