PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS COTIDIANOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DAS AULAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Schlagworte:
Residência Pedagógica, Educação Física, Pandemia, VirtualAbstract
Essa pesquisa é proveniente das experiências transcorridas durante o projeto de Residência Pedagógica em Educação Física em uma escola pública de ensino fundamental no Município de Vila Velha, ES. A questão que orienta este estudo é: como o cotidiano das aulas de educação física pode ser tecido no contexto de aulas remotas em período de pandemia do Covid 19? Objetiva discutir e analisar as possibilidades e limitações que envolvem os saberes/fazeres em educação física no contexto de aulas remotas. Para tanto, os caminhos metodológicos desta pesquisa foram estruturados a partir dos subsídios da pesquisa-ação existencial, utilizando como instrumento de coleta de dados o diário de itinerância. Os resultados foram estruturados em dois eixos: sistematização das ações da residência no contexto da pandemia com ênfase na produção das práticas pedagógicas online, e as limitações didático-pedagógicos das aulas de educação física no contexto da pandemia. Desse modo, é possível sinalizar que o cenário de pandemia evocou inúmeros desafios ao exercício da docência, inclusive para a formação inicial. No campo da educação física, esta pesquisa proporciona ampliar as discussões que envolvem o lugar e as especificidades das aulas desse componente curricular em ambiente virtual.
Literaturhinweise
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020.
ALMEIDA, L. B. et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.
AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), p. 56-62, 2020.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002.
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: terceira versão. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
CANI, J. B. et al. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CARVALHO, J. M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ: DP; Brasília/DF, 2009.
COUTINHO, A. S.; CÔCO, V. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016266, p. 1-15, 2020.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #FIQUEEMCASA: Educação na pandemia da COVID-19. Educação, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.
COSTA, T. de A. et al. A saúde emocional dos professores durante a pandemia em tempos de aulas remotas. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago. 2009.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. ISBN 978-65-87201-56-6. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
MATOS, J. M. C. et al. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 123-148, abr./jun. 2013.
MOREIRA, M. E. S. et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19 / Methodologies and technologies for education in times of pandemic COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(3), p. 6281-6290, 2020.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SANTANA FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID19. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020.
SILVA, A. J. F. et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020.
SOARES, R. G. et al. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, jan./abr. 2020.
SOARES, C. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
VIEIRA, D. A., et al. A perspectiva do professor de educação física para as aulas no contexto da pandemia de covid-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 11, n. 16, jan. 2021.