ATIVIDADES CIRCENSES NA CORDA BAMBA: BUSCANDO O EQUILÍBRIO NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Giovanna Mozart de Souza Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa Universidade Federal Fluminense
  • Elizandra Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Julia Brito Diniz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Atividades circenses, Língua francesa, Educação física.

Resumo

Este estudo teve por objetivo refletir acerca da progressão do ensino das atividades circenses na língua francesa, realizado pelo Projeto de Extensão Prax-circense da Universidade Federal Fluminense no Colégio Centro Integrado de Educação Pública 449 Governador Leonel Moura Brizola – Intercultural Brasil-França em Niterói, Rio de Janeiro. A pesquisa, qualitativa, foi do tipo participante e ocorreu durante o ano de 2021, em dois encontros semanais, um de preparação pedagógica e um de aula. Os relatos foram grafados em diário de campo e analisados a luz das referências na área. No qual, pudemos constatar o ensino das atividades de acrobacias de solo, áreas, equilíbrios, manipulação e palhaçaria mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Como o espaço de transmissão de conhecimentos se deu por meio das aulas de educação física de uma instituição intercultural francesa, destacamos o ensino do vocabulário circense francófono aos estudantes. Consideramos que mesmo em face à complexidade enfrentada pelo ensino remoto o Projeto conseguiu amadurecer em seus conteúdos e desenvolvimento de práticas pedagógicas tendo em vista que as lonas abertas e digitais se mantiveram constantes e se preparam agora para uma nova progressão em direção ao seu retorno presencial.

Biografia do Autor

Giovanna Mozart de Souza Silva, Universidade Federal Fluminense

Residente Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP/UFF no Curso de Educação Física,  na Área de  Concentração em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa, Universidade Federal Fluminense

Residente Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP/UFF no Curso de Educação Física,  na Área de  Concentração em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Elizandra Garcia da Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorada em Educação na UFF, docente da UFF, na graduação, na pós-graduação em Educação Física Escolar, na Residência Multiprofissional em Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências.

Julia Brito Diniz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Educação Física pela UFRJ, cursando licenciatura em Educação Física (UFRJ).

Referências

BARRETO, M. (Lua); DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. De norte a sul: Mapeando a formação em circo no Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-32, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0210. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19785. Acesso em: 17 mai. 2022.

BORTOLETO, M.; DUPRAT, R.M. Educação Física Escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, 2007. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63> Acesso em: 2 set. 2021

BUARQUE, C.; BARDOTTI, S. SALTIMBANCOS TRAPALHÕES. Piruetas. RGE: 1981.

DA SILVA, E. G.; MEDEIROS, C. P. M.; DE ARAÚJO, G. B. R. KRONBAUER, G. A. O ensino remoto das atividades circenses: contradições e possibilidades da ação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1091–1106, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1091-1106. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11825>. Acesso em: 2 set. 2021.

DUPRAT, R; ONTAÑÓN, T; BORTOLETO, M. In: GONZÁLEZ, F.J. DARIDO, S.C. OLIVEIRA, A.A.B. (org.) Ginástica, dança e atividades circenses / prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. Maringá : Eduem, 2014. v. 3 160 p.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Gel Grupo De Estudos Linguísticos Do Estado De São Paulo Estudos Lingüísticos. Lingüística: Interfaces. São Paulo, 37 (2): 1-168, maio-ago. 2008.

QUEIROZ, C. T. C. O Projeto Político Pedagógico do Colégio Brasil- França: A Interculturalidade Como Eixo Central. in: QUEIROZ, Paulo Pires de. Residência pedagógica em ciências sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

SILVA, E.; ABREU, L. A. – Respeitável público… o circo em cena. Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2009.

SOARES, C. L. Educação no corpo: a rua, a festa, o circo a ginástica. In: Imagens da educação no corpo: um estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas, Autores Associados, 1998.

TREVIZAN, M.; CHAGAS, P. I.; KRONBAUER, G. A. Circo Em Contextos – Diálogos Entre A Cultura e a Extensão Universitária. Revista Conexão UEPG. V.14, n.1, p. 130-139, jan-abr 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5141/514161159017/514161159017.pdf> Acesso em: 3 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos