ATIVIDADES CIRCENSES NA CORDA BAMBA: BUSCANDO O EQUILÍBRIO NO ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Giovanna Mozart de Souza Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa Universidade Federal Fluminense
  • Elizandra Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Julia Brito Diniz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Atividades circenses, Língua francesa, Educação física.

Resumen

Este estudo teve por objetivo refletir acerca da progressão do ensino das atividades circenses na língua francesa, realizado pelo Projeto de Extensão Prax-circense da Universidade Federal Fluminense no Colégio Centro Integrado de Educação Pública 449 Governador Leonel Moura Brizola – Intercultural Brasil-França em Niterói, Rio de Janeiro. A pesquisa, qualitativa, foi do tipo participante e ocorreu durante o ano de 2021, em dois encontros semanais, um de preparação pedagógica e um de aula. Os relatos foram grafados em diário de campo e analisados a luz das referências na área. No qual, pudemos constatar o ensino das atividades de acrobacias de solo, áreas, equilíbrios, manipulação e palhaçaria mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Como o espaço de transmissão de conhecimentos se deu por meio das aulas de educação física de uma instituição intercultural francesa, destacamos o ensino do vocabulário circense francófono aos estudantes. Consideramos que mesmo em face à complexidade enfrentada pelo ensino remoto o Projeto conseguiu amadurecer em seus conteúdos e desenvolvimento de práticas pedagógicas tendo em vista que as lonas abertas e digitais se mantiveram constantes e se preparam agora para uma nova progressão em direção ao seu retorno presencial.

Biografía del autor/a

Giovanna Mozart de Souza Silva, Universidade Federal Fluminense

Residente Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP/UFF no Curso de Educação Física,  na Área de  Concentração em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa, Universidade Federal Fluminense

Residente Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP/UFF no Curso de Educação Física,  na Área de  Concentração em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Elizandra Garcia da Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorada em Educação na UFF, docente da UFF, na graduação, na pós-graduação em Educação Física Escolar, na Residência Multiprofissional em Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências.

Julia Brito Diniz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Educação Física pela UFRJ, cursando licenciatura em Educação Física (UFRJ).

Citas

BARRETO, M. (Lua); DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. De norte a sul: Mapeando a formação em circo no Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-32, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0210. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19785. Acesso em: 17 mai. 2022.

BORTOLETO, M.; DUPRAT, R.M. Educação Física Escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, 2007. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63> Acesso em: 2 set. 2021

BUARQUE, C.; BARDOTTI, S. SALTIMBANCOS TRAPALHÕES. Piruetas. RGE: 1981.

DA SILVA, E. G.; MEDEIROS, C. P. M.; DE ARAÚJO, G. B. R. KRONBAUER, G. A. O ensino remoto das atividades circenses: contradições e possibilidades da ação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1091–1106, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1091-1106. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11825>. Acesso em: 2 set. 2021.

DUPRAT, R; ONTAÑÓN, T; BORTOLETO, M. In: GONZÁLEZ, F.J. DARIDO, S.C. OLIVEIRA, A.A.B. (org.) Ginástica, dança e atividades circenses / prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. Maringá : Eduem, 2014. v. 3 160 p.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Gel Grupo De Estudos Linguísticos Do Estado De São Paulo Estudos Lingüísticos. Lingüística: Interfaces. São Paulo, 37 (2): 1-168, maio-ago. 2008.

QUEIROZ, C. T. C. O Projeto Político Pedagógico do Colégio Brasil- França: A Interculturalidade Como Eixo Central. in: QUEIROZ, Paulo Pires de. Residência pedagógica em ciências sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

SILVA, E.; ABREU, L. A. – Respeitável público… o circo em cena. Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2009.

SOARES, C. L. Educação no corpo: a rua, a festa, o circo a ginástica. In: Imagens da educação no corpo: um estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas, Autores Associados, 1998.

TREVIZAN, M.; CHAGAS, P. I.; KRONBAUER, G. A. Circo Em Contextos – Diálogos Entre A Cultura e a Extensão Universitária. Revista Conexão UEPG. V.14, n.1, p. 130-139, jan-abr 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5141/514161159017/514161159017.pdf> Acesso em: 3 dez. 2021.

Publicado

2022-12-30

Número

Sección

Artigos