deficiências EDU e EF DEFICIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS INTERFACES NAS DIMENSÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS

Autores

Resumo

Discussões em relação às deficiências e Educação Física, nas dimensões históricas, sociais e culturais ganharam destaque na contemporaneidade. Todavia, a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) nos diversos contextos sociais permanece em um campo utópico. Este ensaio teórico, por meio de fontes bibliográficas e documentais, tem como objetivo evidenciar concepções sobre o corpo deficiente e suas implicações com as áreas da Educação e da Educação Física. Nesse caminho, intenta-se estimular a valorização pelas lutas em prol das PCD, os direitos conquistados e os avanços nos campos científico e educacional. Tais reflexões nos levam a concluir que apenas com o entendimento de que o que está em pauta é o respeito às diferenças que a sociedade terá potência para transformar imagens historicamente consolidadas.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bacharel em Ed. Física

Fernando Araújo Crescencio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel (2018) e licenciando em Educação Física pela UFJF.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). 

Publicado

2024-12-14