deficiências EDU e EF DEFICIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS INTERFACES NAS DIMENSÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS

Auteurs-es

Résumé

Discussões em relação às deficiências e Educação Física, nas dimensões históricas, sociais e culturais ganharam destaque na contemporaneidade. Todavia, a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) nos diversos contextos sociais permanece em um campo utópico. Este ensaio teórico, por meio de fontes bibliográficas e documentais, tem como objetivo evidenciar concepções sobre o corpo deficiente e suas implicações com as áreas da Educação e da Educação Física. Nesse caminho, intenta-se estimular a valorização pelas lutas em prol das PCD, os direitos conquistados e os avanços nos campos científico e educacional. Tais reflexões nos levam a concluir que apenas com o entendimento de que o que está em pauta é o respeito às diferenças que a sociedade terá potência para transformar imagens historicamente consolidadas.

Bibliographies de l'auteur-e

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bacharel em Ed. Física

Fernando Araújo Crescencio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel (2018) e licenciando em Educação Física pela UFJF.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). 

Publié-e

2024-12-14