ELES COMPREENDEM DE OUTRO JEITO: mídia, educação física escolar e possibilidades

Autores

  • Nei Jorge Santos Junior UFRJ

Palavras-chave:

Mídia, Educação, Educação Física escolar

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões teóricas referentes à relação entre mídia e Educação Física escolar. Para tanto, faz-se um breve panorama sobre os estudos midiáticos e, em seguida, sua articulação com a temática educação, não somente no campo pedagógico, mas, sobretudo, como um novo objeto de estudo. Na segunda parte, promove uma discussão sobre a cultura midiática no cotidiano da Educação Física escolar. Por fim, a terceira seção discute enfoques teórico-metodológicos que permitam uma análise/interpretação sobre os meios de comunicação de massa e suas implicações para uma prática pedagógica no âmbito da Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

Nei Jorge Santos Junior, UFRJ

Mestrando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Tem experiência nas áreas de História do Esporte, Educação Física escolar, mídias e Dimensões Socioculturais do esporte. Na UFRJ atua como pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), atuando principalmente nas linhas de pesquisa; História comparada das práticas corporais e Memória Social do Esporte.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão