ELES COMPREENDEM DE OUTRO JEITO: mídia, educação física escolar e possibilidades

Autor/innen

  • Nei Jorge Santos Junior UFRJ

Schlagworte:

Mídia, Educação, Educação Física escolar

Abstract

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões teóricas referentes à relação entre mídia e Educação Física escolar. Para tanto, faz-se um breve panorama sobre os estudos midiáticos e, em seguida, sua articulação com a temática educação, não somente no campo pedagógico, mas, sobretudo, como um novo objeto de estudo. Na segunda parte, promove uma discussão sobre a cultura midiática no cotidiano da Educação Física escolar. Por fim, a terceira seção discute enfoques teórico-metodológicos que permitam uma análise/interpretação sobre os meios de comunicação de massa e suas implicações para uma prática pedagógica no âmbito da Educação Física Escolar.

Autor/innen-Biografie

Nei Jorge Santos Junior, UFRJ

Mestrando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Tem experiência nas áreas de História do Esporte, Educação Física escolar, mídias e Dimensões Socioculturais do esporte. Na UFRJ atua como pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), atuando principalmente nas linhas de pesquisa; História comparada das práticas corporais e Memória Social do Esporte.

Veröffentlicht

2012-08-29

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Revisão