ELES COMPREENDEM DE OUTRO JEITO: mídia, educação física escolar e possibilidades

Auteurs

  • Nei Jorge Santos Junior UFRJ

Mots-clés :

Mídia, Educação, Educação Física escolar

Résumé

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões teóricas referentes à relação entre mídia e Educação Física escolar. Para tanto, faz-se um breve panorama sobre os estudos midiáticos e, em seguida, sua articulação com a temática educação, não somente no campo pedagógico, mas, sobretudo, como um novo objeto de estudo. Na segunda parte, promove uma discussão sobre a cultura midiática no cotidiano da Educação Física escolar. Por fim, a terceira seção discute enfoques teórico-metodológicos que permitam uma análise/interpretação sobre os meios de comunicação de massa e suas implicações para uma prática pedagógica no âmbito da Educação Física Escolar.

Biographie de l'auteur

Nei Jorge Santos Junior, UFRJ

Mestrando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Tem experiência nas áreas de História do Esporte, Educação Física escolar, mídias e Dimensões Socioculturais do esporte. Na UFRJ atua como pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), atuando principalmente nas linhas de pesquisa; História comparada das práticas corporais e Memória Social do Esporte.

Téléchargements

Publiée

2012-08-29

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão