Os conhecimentos sobre o corpo na escola: Uma revisão
Schlagworte:
Corpo, Escola, Educação, Ensino.Abstract
Este estudo trata de uma revisão para identificar a presença e as abordagens das pesquisas na área escolar em relação aos conhecimentos sobre o corpo humano. Assim, foram selecionados 13 artigos em periódicos nacionais e divididos em dois grupos, de acordo com a abordagem: 1) estudos conceituais sobre o corpo e 2) estudos sobre a prática pedagógica do conhecimento sobre o corpo na educação básica. Os resultados apontaram para uma visão de corpo ainda muito fragmentada e baseada principalmente por uma prática pedagógica quase que exclusivamente biológica e tecnicista, que enfraquece a ideia do corpo integrado.
Literaturhinweise
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina Editora, 2011.
BATISTA, Alyson Pereira. Conhecimentos sobre o corpo: Uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2013. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Yara M. Educação física e saúde coletiva: uma introdução. In: LUZ, Madel (Org.). Novos saberes e práticas em saúde coletiva – estudos sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2005, p. 19-36.
CESANA, Juliana; SOUZA NETO, Samuel de. Educação física e práticas corporais alternativas: o trabalho com o corpo em questão. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 4, p. 462-470, dez. 2008.
DA SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba e; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A Educação Física no ensino médio: um olhar sobre o Corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 673-685, set. 2015.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 24-28, jun. 1995.
DE CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado; SILVA, Alan Camargo; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba e; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A produção científica em Educação Física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 869-882, set. 2017.
EUFRÁSIO, José Jefferson Gomes; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Representações do corpo masculino na revista Men’s Health. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 31-38, fev. 2017.
FERREIRA, Flávia Martinelli; DAOLIO, Jocimar; DE ALMEIDA, Dulce Filgueira. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1217-1228, dez. 2017.
FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras*. Linguagem em (Dis)Curso, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 67-88, abr. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-170104-2916
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 38, n. 4, p. 414-421, out. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.02.008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892016000400414&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 abr. 2021.
GONÇALVES, Andréia Santos; AZEVEDO Aldo Antonio de. O Corpo na Contemporaneidade: a Educação Física escolar pode ressignificá-lo? Revista de Educação Física UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 119-130, 1. tri. 2008.
GONDRA, José G. Combater a poética Pallidez: a questão da higienização dos corpos. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 121-161, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10353/9627. Acesso em: 12 jun. 2020.
HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; NETO, Samuel de Souza; PEREIRA, Samuel de Souza; FRANCO, Flávia Carneiro; ROSSI, Fernanda. Formação acadêmica em Educação Física: “Corpos” (Docente e Discente) de conhecimentos fragmentados... Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 79-91, mar. 2009.
IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; TERRA, Janaina Demarchi; ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. As práticas corporais alternativas como conteúdo da Educação Física escolar. Pensar A Prática, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 267-281, 28 mar. 2013. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v16i1.15213.
ISSE, Silvane Fensterseifer. Aula de educação física não é lugar de estudar o corpo!?. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 225-237, jun. 2011.
KAWANISHI, Marina Mitie; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Concepções da educação do corpo em instituições de educação infantil em Campinas. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 135-147, jun. 2008.
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LIMA, Homero Luis Alves de. 1999. Pensamento epistemológico da educação física brasileira: das controvérsias acerca do estatuto científico. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-76, dez. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46833. Acesso em: 12 jun. 2020.
LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A prática pedagógica do professor de Educação Física e o corpo de seus alunos: um estudo com professores universitários. Pensar A Prática, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 243-255, 15 nov. 2006. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v8i2.117.
LUFT, Eduardo. Contradição e dialética: um estudo sobre o método dialético em Platão. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, p. 1-48, 1996.
MARQUES, Circe Mara; MACHADO, Josaine; PINTO, Marialva Linda Moog. Ser princesa e ser herói: verdades sobre o corpo que atravessam a imaginação das crianças /being a princess or a hero. Ensino em Re-Vista, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 518-538, 10 abr. 2017. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia. http://dx.doi.org/10.14393/v24n2a2017-11.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel (Org.). Sociologia e antropologia. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 399-422.
NEIRA, Marcos Garcia; GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Conhecimentos da cultura corporal de crianças não escolarizadas: a investigação para fundamento do currículo. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 12, n. 1, p. 01-08, abr. 2006.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
NOVAES, Caio Rotta Bradbury. Ciência e o conceito de corpo e saúde na Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 383-395, jun. 2009.
PROBST, Melissa; KRAEMER, Celso. Sentado e quieto: O lugar do corpo na escola. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 507-519, ago. 2012.
RIGONI, Ana Carolina Capellini; DAOLIO, Jocimar. Corpos na escola: reflexões sobre Educação Física e religião. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 875-894, set. 2014.
RIGONI, Ana Carolina Capellini. Marcas da religião evangélica na educação do corpo feminino: implicações para a educação física escolar. 2008. f. 162. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2008. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275140>. Acesso em: 29 jul. 2020.
SANCHES NETO, Luiz; LORENZETTO, Luiz Alberto. Conhecimento do corpo. In:
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Aandrade. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p.137-157.
SARTI, Renato; RAMOS, Paula. A formação docente e as concepções de corpo: uma revisão sistemática. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 30, p. 1-20, dez. 2020.
SCHÜTZ, Gustavo Ricardo; SANT'ANA, Antônio Sérgio Santos; SANTOS, Saray Giovana dos. Política de periódicos nacionais em Educação Física para estudos de revisão sistemática. Revista Brasileira de Cineantropometria do Desempenho Humano, Santa Catarina, v. 13, n. 4, p. 313-319, mar. 2011.
SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Formação em Educação Física: uma análise comparativa de concepções de corpo de graduandos. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 57-74, jun. 2011.
SILVA, Alan Camargo; LÜDORF, Silvia Maria Agatti; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; PALMA, Alexandre. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em Educação Física fragmentada ou integrada? Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 109-126, set. 2009.
SOARES, Carmen Lucia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Maria Elizabeth Medicis Pinto; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez Editora, 1992.
SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação do corpo. Revista Educar. Curitiba, n. 16, p. 43-60, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602000000200004&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2020.
SOUZA, Maristela da Silva. Esporte Escolar: possibilidade superadora do plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.
STROHER, Jonathan; MUSIS, Carlo Ralph de. As representações sociais dos discentes do curso de licenciatura em educação física na Unemat-Cáceres/MT sobre o trabalho com o corpo/aluno na escola: olhares para os conteúdos da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. 2017, vol. 39, n. 3, pp. 233-239. ISSN 2179-3255. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.007
VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na Escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.
VAZ, Alexandre Fernandes. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, Alexandre Fernandes; SAYÃO, Deborah Thomé; PINTO, Fábio Machado (Orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis, SC: UFSC, 2002, p.85-107.