Os conhecimentos sobre o corpo na escola: Uma revisão

Autor/innen

Schlagworte:

Corpo, Escola, Educação, Ensino.

Abstract

Este estudo trata de uma revisão para identificar a presença e as abordagens das pesquisas na área escolar em relação aos conhecimentos sobre o corpo humano. Assim, foram selecionados 13 artigos em periódicos nacionais e divididos em dois grupos, de acordo com a abordagem: 1) estudos conceituais sobre o corpo e 2) estudos sobre a prática pedagógica do conhecimento sobre o corpo na educação básica. Os resultados apontaram para uma visão de corpo ainda muito fragmentada e baseada principalmente por uma prática pedagógica quase que exclusivamente biológica e tecnicista, que enfraquece a ideia do corpo integrado. 

Autor/innen-Biografien

Jhony Weverson Rocha Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Educação Física e Mestrando em Educação em Ciências e Saúde, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luis Aureliano Imbiriba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado da Escola de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gabriel Futema, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Emanoel Candal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Educação Física e Mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Literaturhinweise

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina Editora, 2011.

BATISTA, Alyson Pereira. Conhecimentos sobre o corpo: Uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2013. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Yara M. Educação física e saúde coletiva: uma introdução. In: LUZ, Madel (Org.). Novos saberes e práticas em saúde coletiva – estudos sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2005, p. 19-36.

CESANA, Juliana; SOUZA NETO, Samuel de. Educação física e práticas corporais alternativas: o trabalho com o corpo em questão. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 4, p. 462-470, dez. 2008.

DA SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba e; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A Educação Física no ensino médio: um olhar sobre o Corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 673-685, set. 2015.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 24-28, jun. 1995.

DE CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado; SILVA, Alan Camargo; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba e; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A produção científica em Educação Física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 869-882, set. 2017.

EUFRÁSIO, José Jefferson Gomes; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Representações do corpo masculino na revista Men’s Health. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 31-38, fev. 2017.

FERREIRA, Flávia Martinelli; DAOLIO, Jocimar; DE ALMEIDA, Dulce Filgueira. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1217-1228, dez. 2017.

FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras*. Linguagem em (Dis)Curso, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 67-88, abr. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-170104-2916

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 38, n. 4, p. 414-421, out. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.02.008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892016000400414&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 abr. 2021.

GONÇALVES, Andréia Santos; AZEVEDO Aldo Antonio de. O Corpo na Contemporaneidade: a Educação Física escolar pode ressignificá-lo? Revista de Educação Física UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 119-130, 1. tri. 2008.

GONDRA, José G. Combater a poética Pallidez: a questão da higienização dos corpos. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 121-161, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10353/9627. Acesso em: 12 jun. 2020.

HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; NETO, Samuel de Souza; PEREIRA, Samuel de Souza; FRANCO, Flávia Carneiro; ROSSI, Fernanda. Formação acadêmica em Educação Física: “Corpos” (Docente e Discente) de conhecimentos fragmentados... Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 79-91, mar. 2009.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; TERRA, Janaina Demarchi; ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. As práticas corporais alternativas como conteúdo da Educação Física escolar. Pensar A Prática, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 267-281, 28 mar. 2013. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v16i1.15213.

ISSE, Silvane Fensterseifer. Aula de educação física não é lugar de estudar o corpo!?. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 225-237, jun. 2011.

KAWANISHI, Marina Mitie; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Concepções da educação do corpo em instituições de educação infantil em Campinas. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 135-147, jun. 2008.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIMA, Homero Luis Alves de. 1999. Pensamento epistemológico da educação física brasileira: das controvérsias acerca do estatuto científico. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-76, dez. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46833. Acesso em: 12 jun. 2020.

LÜDORF, Silvia Maria Agatti. A prática pedagógica do professor de Educação Física e o corpo de seus alunos: um estudo com professores universitários. Pensar A Prática, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 243-255, 15 nov. 2006. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v8i2.117.

LUFT, Eduardo. Contradição e dialética: um estudo sobre o método dialético em Platão. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, p. 1-48, 1996.

MARQUES, Circe Mara; MACHADO, Josaine; PINTO, Marialva Linda Moog. Ser princesa e ser herói: verdades sobre o corpo que atravessam a imaginação das crianças /being a princess or a hero. Ensino em Re-Vista, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 518-538, 10 abr. 2017. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia. http://dx.doi.org/10.14393/v24n2a2017-11.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel (Org.). Sociologia e antropologia. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 399-422.

NEIRA, Marcos Garcia; GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Conhecimentos da cultura corporal de crianças não escolarizadas: a investigação para fundamento do currículo. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 12, n. 1, p. 01-08, abr. 2006.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

NOVAES, Caio Rotta Bradbury. Ciência e o conceito de corpo e saúde na Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 383-395, jun. 2009.

PROBST, Melissa; KRAEMER, Celso. Sentado e quieto: O lugar do corpo na escola. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 507-519, ago. 2012.

RIGONI, Ana Carolina Capellini; DAOLIO, Jocimar. Corpos na escola: reflexões sobre Educação Física e religião. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 875-894, set. 2014.

RIGONI, Ana Carolina Capellini. Marcas da religião evangélica na educação do corpo feminino: implicações para a educação física escolar. 2008. f. 162. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2008. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275140>. Acesso em: 29 jul. 2020.

SANCHES NETO, Luiz; LORENZETTO, Luiz Alberto. Conhecimento do corpo. In:

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Aandrade. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p.137-157.

SARTI, Renato; RAMOS, Paula. A formação docente e as concepções de corpo: uma revisão sistemática. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 30, p. 1-20, dez. 2020.

SCHÜTZ, Gustavo Ricardo; SANT'ANA, Antônio Sérgio Santos; SANTOS, Saray Giovana dos. Política de periódicos nacionais em Educação Física para estudos de revisão sistemática. Revista Brasileira de Cineantropometria do Desempenho Humano, Santa Catarina, v. 13, n. 4, p. 313-319, mar. 2011.

SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Formação em Educação Física: uma análise comparativa de concepções de corpo de graduandos. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 57-74, jun. 2011.

SILVA, Alan Camargo; LÜDORF, Silvia Maria Agatti; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; PALMA, Alexandre. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em Educação Física fragmentada ou integrada? Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 109-126, set. 2009.

SOARES, Carmen Lucia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Maria Elizabeth Medicis Pinto; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez Editora, 1992.

SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação do corpo. Revista Educar. Curitiba, n. 16, p. 43-60, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602000000200004&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2020.

SOUZA, Maristela da Silva. Esporte Escolar: possibilidade superadora do plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.

STROHER, Jonathan; MUSIS, Carlo Ralph de. As representações sociais dos discentes do curso de licenciatura em educação física na Unemat-Cáceres/MT sobre o trabalho com o corpo/aluno na escola: olhares para os conteúdos da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. 2017, vol. 39, n. 3, pp. 233-239. ISSN 2179-3255. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.007

VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na Escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.

VAZ, Alexandre Fernandes. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, Alexandre Fernandes; SAYÃO, Deborah Thomé; PINTO, Fábio Machado (Orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis, SC: UFSC, 2002, p.85-107.

Veröffentlicht

2023-10-11

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Revisão