Universitárias de licenciatura Universitárias de licenciatura em Educação Física e o conhecimento sobre sexo/gênero

Autor/innen

Abstract

Este estudo investiga como acadêmicas de Licenciatura em Educação Física percebem questões de gênero na escola e o papel da formação docente nessa compreensão. Utilizando o materialismo histórico-dialético, aplicou-se um questionário a alunas do último ano do curso. Os resultados apontam insegurança das participantes para lidar com o tema, atribuída à falta de abordagem sistemática no currículo. Conclui-se que a inclusão da temática de sexo/gênero nas ementas é importante para preparar futuros(as) docentes para intervir criticamente no ambiente escolar, combatendo práticas opressoras e promovendo uma formação transformadora.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora efetiva do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ, mestre em Educação pela UFRJ e doutora em Educação pela UFRJ. Líder do Femme - Grupo de Estudo sobre o Sistema Sexo/Gênero e Cor/Raça na Educação e na Educação Física (Unimontes).

 

Emilly Versiane Teixeira, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Física (Universidade Estadual de Montes Claros)

Veröffentlicht

2025-11-30