Eu luto, tu lutas, nós lutamos: o conceito de luta na abordagem Crítico Superadora

Autores/as

Palabras clave:

lutas, abordagem Crítico Superadora, Educação Física escolar

Resumen

A luta pode ser definida como uma disputa entre oponentes, entretanto, pode ser abordada de uma maneira mais abrangente, como proposto pela abordagem Crítico Superadora ao apresentar como sua base metodológica, a conscientização dos seus alunos sobre a luta de classes, burguesia versus trabalhadora. A abordagem CríticoSuperadora surge com o intuitode trazer a reflexão sobre a cultura corporal na aula de Educação Física, trabalhando de forma crítica para superar as desigualdades de classes. Este ensaio analisa o conceito de lutas na abordagem Crítico Superadora, utilizando a principal obra dessaabordagem intitulada “Metodologia do Ensino da Educação Física” (SOARES ET AL, 1992). Concluímos que a luta aparece de forma pertinente nesta abordagem, sendo relevante na sua prática corporal e na sua ação de lutar por uma hegemonia da classe popular.

Biografía del autor/a

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Educação Física escolar

Citas

AURÉLIO. Dicionário do Aurélio Online 2018. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/lutar>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. .Brasília : MEC / SEF, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GOMES, M.S.P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Campinas, 2008. 139p, 2008. Dissertação de Mestrado em Educação Física - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

JÚNIOR, O. C. Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o ensino do judô escolar. Pensar a Prática 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000

KLIEBARD, H. M. Burocracia e teoria de currículo. Currículo sem fronteiras, v.11, n2, p. 5-22, jul/dez 2011

MARX, K.; ENGELS, F.; O manifesto comunista. Edição RidendoCastigat Mores. Versão para eBook: eBooksBrasil.com. Fonte Digital: RocketEdition de 1999.

Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf> . Acesso em: 29 Mar 2019.

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: a base para a renovação e transformação da educação física. 7. ed. Campinas: Papirus, 1989.

RUFINO, L. G. B. Lutas. In: GONZALEZ, F.J.; DARIDO, S.C.; DE OLIVEIRA, A.A.B. Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura. Maringá: Eduem, 2014, p. 29-68.

SARAIVA JOVEM, Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 1ª. ed. 2ª triagem. São Paulo: Saraiva, 2010

SHIROMA, O. E.;MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SOARES, C. et al. Metodologia o Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Publicado

2020-03-16

Número

Sección

Ponto de Vista