Eu luto, tu lutas, nós lutamos: o conceito de luta na abordagem Crítico Superadora

Auteurs

Mots-clés :

lutas, abordagem Crítico Superadora, Educação Física escolar

Résumé

A luta pode ser definida como uma disputa entre oponentes, entretanto, pode ser abordada de uma maneira mais abrangente, como proposto pela abordagem Crítico Superadora ao apresentar como sua base metodológica, a conscientização dos seus alunos sobre a luta de classes, burguesia versus trabalhadora. A abordagem CríticoSuperadora surge com o intuitode trazer a reflexão sobre a cultura corporal na aula de Educação Física, trabalhando de forma crítica para superar as desigualdades de classes. Este ensaio analisa o conceito de lutas na abordagem Crítico Superadora, utilizando a principal obra dessaabordagem intitulada “Metodologia do Ensino da Educação Física” (SOARES ET AL, 1992). Concluímos que a luta aparece de forma pertinente nesta abordagem, sendo relevante na sua prática corporal e na sua ação de lutar por uma hegemonia da classe popular.

Biographie de l'auteur

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Educação Física escolar

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Publiée

2020-03-16

Numéro

Rubrique

Ponto de Vista