PERCEPÇÃO DO ERRO MOTOR POR PRATICANTES DE FUTSAL MASCULINO DA UFPB

Autores/as

Palabras clave:

Destreza motora, Educação Física, Metodologia

Resumen

Visto que praticantes de qualquer esporte precisam executar corretamente habilidades motoras para terem um bom desempenho, este estudo de caso transversal de abordagem mista objetivou investigar a eficácia do método Aceitação e Superação do Erro Motor/ASEM por meio da percepção de praticantes de futsal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas mediante uso da análise do discurso de praticantes (n=3) do time de futsal masculino da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, identificando-se características por frequência absoluta, média e desvio padrão.  O método foi aplicado por graduandos do curso de Educação Física da UFPB recorrendo à utilização de imagens e emprego do método em dois encontros por semana durante duas semanas, com 44 minutos por sessão, em média. Os praticantes eram destros (n=1) e canhotos (n=2), com média de idade de 20,3 anos (± 1,6), todos no estágio autônomo de aprendizagem na habilidade dominar. Os resultados sugeriram que o erro motor foi prontamente aceito e que houve aperfeiçoamento da habilidade trabalhada, sem nenhum aspecto negativo do método apontado. Conclui-se, de acordo com a percepção dos praticantes, que o método ASEM demonstrou ter sido eficaz, promovendo o desempenho correto da habilidade pesquisada e constituindo-se como opção viável para o aperfeiçoamento de habilidades motoras no futsal.

Biografía del autor/a

Vinícius Silva Alves, Universidade Federal da Paraíba

Educação Física, Bacharelado

Publicado

2021-04-11

Número

Sección

Artigos