A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O PONTO DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE
Palabras clave:
Educação Física, Gênero, Sexualidade, EscolaResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica sobre gênero e sexualidade na Educação Física escolar das Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e dos Cadernos de Formação RBCE. Para tanto, a problemática assim se circunscreve em: de que forma as questões de gênero e sexualidade publicados no contexto da Educação Física Escolar são representados a partir dos periódicos já citados? Metodologicamente, este estudo conta com uma sistematização qualitativa inspirado na análise bibliométrica. Assim, as etapas se sucederam em: 1- acesso ao portal dos periódicos; 2- busca dos descritores com aplicação de filtros; 3- exclusão de textos repetidos. Até esse momento, obteve-se 31 textos, mas ao avaliar a pertinência, por meio da leitura de títulos e resumos, restaram apenas 04. Diante desse resultado, realizou-se a leitura exploratória e crítica para consequentemente, organizar e ordenar as ideias. Podemos inferir que as publicações sobre a temática nos periódicos são reduzidas e, as poucas achadas, ainda não avançaram em novas e diferentes perspectivas de identidades de gênero, baseando-se apenas nas categorizações já padronizadas do binarismo de gênero. Como assunto relevante, sugere-se que as revistas elaborem estratégias para a democratização das publicações, como por exemplo propor dossiê sobre o tema.
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